Neste post, falaremos sobre o livro capa dura, também conhecido como hardback.
É comum confundir o livro de capa dura com outro tipo de capa: o hardcover. Porém, hardcover é o livro de capa dura que possui uma jacket, uma capa de papel com ilustrações e o título/autor da obra.
Passo a passo de sua montagem:
O primeiro passo para fazer a capa é customizá-la no Photoshop para realizar a sua impressão. O capista realiza a arte da capa, lombada e da quarta capa, para então serem impressas em um papel só, ou por partes, a depender de seu tamanho.
As artes são impressas em uma gráfica especializada, com qualidade alta. Neste processo, não adianta tentar economizar dinheiro, para não prejudicar a impressão. A impressão pode ser feita em papel Couchê de 115 g/m², o qual será colado junto ao papelão.
Feita a impressão, o papel é cortado, sempre sobrando espaço para a colagem. O papel nunca é cortado diretamente nas bordas da arte da capa.
O último passo é o da laminação, e colagem. Ou seja, a impressão nunca será feita direto no papelão, e a colagem é feita de forma cuidadosa e lisa, para evitar pedacinhos de cola saltando na capa.
Neste vídeo, você pode ver a realização de uma capa dura de forma manual e caseira.
Pontos positivos e negativos:
- o livro capa dura é mais resistente e possui uma durabilidade maior do que o brochura. É uma excelente opção para ter em casa e guardar na estante. Falamos sobre o livro brochura neste post.
- é comum as edições em capa dura serem comemorativas, por isso podem trazer mais paratextos, como biografia do autor, posfácio, história do contexto da época, etc;
- um lado negativo é seu valor, já que os livros capa dura são mais caros dos que os brochura;
- outro lado ruim é seu peso e tamanho, algo que dificulta o manusear do livro, e até mesmo para levar na bolsa ou mochila. Algumas edições são enormes e pesadas, difíceis até de serem levadas dentro de mala ao viajar.
Agora que você já sabe as diferenças entre os livros de capa dura e brochura, conta pra gente: qual é o seu favorito?