Home>Biografia>Maria José Dupré: A Autora de “Éramos Seis”

Maria José Dupré: A Autora de “Éramos Seis”

Maria José Dupré foi muito importante para a literatura brasileira. Conheça agora um pouco da sua biografia, conquistas e adaptações para a TV.
A novela “Éramos Seis” foi uma das novelas mais adaptadas pelas emissoras. Baseada no livro da escritora brasileira Maria José Dupré, publicado pela editora Àtica. Sua versão mais recente será transmitida pela rede Globo. Mas, afinal, o que essa história tem que é tão explorada na televisão?
Primeiramente, vamos conhecer a autora da obra. Maria José Dupré foi uma grande representante da literatura brasileira. Ela nasceu no dia 1° de maio de 1898, no interior de São Paulo. Maria José já havia sido iniciada na literatura brasileira devido à paixão por leitura dos seus pais. Isso bem antes de iniciar seus estudos escolares.
Mais tarde Dupré se tornou professora, mudou-se para a cidade de São Paulo e casou-se com Leandro Dupré. Começou a publicar contos e, ao longo de sua obra, chegou a ter livros traduzidos para outros idiomas. Ela faleceu com 86 anos de idade, por Acidente Vascular Cerebral.

A obra de Dupré

Embora sua obra seja composta de livros infantis, a escritora cativou bastante o público adulto. Seu primeiro livro foi “O Romance de Teresa Bernard” que é completamente narrado em primeira pessoa e é como se fosse um registro de memórias — desde a infância de Teresa até suas viagens estrangeiras.
Logo em seguida publicou “Éramos Seis”. A história conta a vida de Dona Lola, uma mãe de quatro filhos. O livro narra sua fase materna e batalhadora até sua velhice, o que instiga o leitor a se apegar à personagem. A vida de Dona Lola é dramática, cujo destino culmina em um asilo, mesmo tendo muitos filhos. Embora tenha sido publicado como livro jovem, este carrega uma melancolia muito poética. “O céu está sombrio e escuro, cinzento-escuro. O que foi a vida em todos esses anos? Sacrifício e devotamento. “Aparece em um certo trecho da obra.
O que a escritora brasileira logrou?
Além de brilhar com a sua grande obra “Éramos Seis”, Maria José Dupré também conquistou alguns prêmios. Veja:
· Prêmio Raul Pompéia (1943) na Academia Brasileira de Letras por “Aventuras de Vera, Lucia, Pingo e Pipoca”
· Prêmio Raul Pompéia (1944) na Academia Brasileira de Letras pelo livro “Éramos Seis”
· 6° Prêmio Jabuti (1964) pela obra “O cachorrinho samba na Rússia”, na categoria Literatura Infantil

O sucesso da obra Éramos Seis

A primeira edição de “Éramos Seis” atingiu uma venda de cinco mil livros. Já a segunda edição rendeu 7500 exemplares no Brasil e no exterior. Quanto às versões para as novelas televisivas, foram quatro até o momento:
1958: TV Record
Nessa época, eram exibidos apenas dois capítulos por semana na televisão brasileira.
1967: TV Tupi
Essa versão foi dirigida por Hélio Souto. Nessa época, a rede televisiva transmitia apenas produções de curta duração, por isso “Éramos Seis” só foi ao ar por um mês.
1977: TV Tupi
Após 10 anos, a mesma emissora transmitiu novamente a novela, mas dessa vez em um período estendido, de seis meses. Nessa versão criaram uma relação extraconjugal para Júlio e Mation. Essa decisão foi completamente desaprovada pela escritora brasileira.
1994: SBT
Após quatro anos sem produzir novelas, a emissora resolveu transmitir a adaptação de Éramos Seis. A adaptação foi feita por Rubens Edwald Filho e Silvio de Abreu, dois grandes nomes do cinema e televisão brasileira.
Nessa gravação, a atriz Ana Paula Arósio estreou na TV, além de Caio Blat e Carla Diaz. A novela também ganhou dois prêmios, o Troféu Imprensa, entre eles.
Atualmente, a história será novamente transmitida, pela Globo, em setembro, a partir da versão de 1994. Quer saber quais atores irão interpretar os personagens do livro? Clique aqui e saiba mais!
Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta