Home>Biografia>Conheça Kiese Laymon

Conheça Kiese Laymon

Vencedor de prêmios importantes, suas obras falam sobre vida, racismo e educação para os negros norte americamos

 

Kiese Laymon (nascido em 15 de agosto de 1974 em Jackson, Mississippi) é um escritor negro sulista de Jackson, Mississippi. 

Ele é professor de inglês e escrita criativa na Rice University. É autor de três livros completos: um romance, The Long Teacher (2013) e duas memórias, How to Slowly Kill Yourself and Others in America (2013) e o premiado Pesado, publicado pela editora Dublinense em português.

 

Início da vida e educação

Laymon nasceu e foi criado no Mississippi. Ele recebeu um diploma de bacharel em artes pelo Oberlin College e um mestrado em belas artes pela Universidade de Indiana. 

Ele também frequentou a Jackson State University, onde sua mãe era professora de ciência política, e o Millsaps College, onde foi suspenso após pegar um livro da biblioteca sem consultá-lo por um ano. 

Sua suspensão ocorreu após críticas contínuas do governo, inclusive do presidente George Harmon, de que sua polêmica cobertura de raça no jornal da escola impactou negativamente a relação entre o campus e os ex-alunos.

 

Carreira de escritor

Em seu artigo para o Gawker, “How to Slowly Kill Yourself and Others in America”, Lemmon detalha suas experiências com racismo em Millsaps e como homem negro no Mississippi. 

O texto foi amplamente lido e atraiu comentários positivos e negativos sobre sua descrição de sua experiência racial. How to Kill Yourself and Others Slowly acabou sendo incluído em sua coleção auto-intitulada de ensaios autobiográficos.

Seu livro de memórias de 2018, “Heavy: An American Memoir”, relata seu difícil relacionamento com sua mãe, que lhe incutiu o amor pela leitura, disciplina e habilidades de escrita, mas ele estava em um relacionamento abusivo e vivia com muito pouco dinheiro. 

Lemon alegou que ele precisava ser forte o suficiente para se encaixar em um mundo branco que exigia mais dele – e seu subsequente relacionamento doentio com comida e jogos de azar. Também aborda o racismo, o feminismo, a família, a masculinidade, a geografia, o hip-hop e a vida negra do sul da América. 

Seu blog, Cold Drank, apresenta ensaios e contos, bem como o trabalho de colaboradores convidados. Laymon escreveu artigos e histórias para publicações como Gawker, ESPN.com, The Washington Post, The New York Times, NPR, BuzzFeed e The Guardian.

Escrevendo para a NPR, Martha Anne Toll descreveu Lemmon como “uma estrela da literatura americana, com uma voz corajosa, honesta, amorosa e excepcionalmente bonita. excelente livro de memórias de ser negro, estudioso e envolvido em crescer em uma família que é desafiadora e fundamentada.”

Enquanto morava e escrevia no norte do estado de Nova York como professor no Vassar College, Lemon estendeu suas negociações com os grandes grupos editoriais recusando-se a omitir os aspectos explícitos da exploração de política racial por seu professor. Seu livro acabou sendo adquirido pela editora independente Agate Publishing, que lançou seu livro de estreia em junho de 2013.

Além do romance satírico de viagem no tempo de Lemmon “The Master”, sua coleção de ensaios autobiográficos “How to Slowly Kill Yourself and Others in America” ??foi escrita por Agaté em agosto de 2013.

 

Academia

Laymon foi professor associado de estudos ingleses e africanos no Vassar College e depois professor de escrita criativa no programa MFA da Universidade do Mississippi. A partir de 2022, ele é professor de inglês e escrita criativa na Rice University.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta