Home>Literatura>Religião para ateus

Religião para ateus

 A eterna e inflamável discussão sobre a existência ou não de Deus não é o tema de “Religião para ateus”  (Editora Intrínseca). Alain de Botton um filósofo e ateu convicto, parte do princípio de que Deus não existe. No entanto, em vez de se ocupar com ataques contra a Religião ou de se empenhar em glorificar o ateísmo o  autor prefere destacar e analisar a influência e os êxitos que as religiões tiveram e ainda têm em diversas áreas sociais e culturais ao longo da história da humanidade.Além disso ele  ainda sugere que algumas dessas ideias e práticas sejam adotadas no campo secular.

Para Alain De Botton as questões das quais as religiões se ocupam e as necessidades supridas por elas são questões e necessidades universais e por isso não deveriam ter ficado apenas no âmbito das crenças religiosas. Independentemente de terem religião ou não todos precisam aprender a lidar com as dificuldades e vulnerabilidades humanas, tais como enfrentar a morte, lidar com problemas de relacionamentos entre outras dificuldades. No entanto aqueles que não possuem fé religiosa não encontram respostas nem instrumentos sociais eficazes nos meios seculares para os ajudarem a lidar com essas questões. Em resumo, o autor ressalta que enquanto as sociedades seculares se ocupam em oferecer e saturar seus indivíduos com conhecimentos científicos e tecnológicos, relegando e negligenciando as questões pessoais e urgentes, as religiões se ocupam e priorizam as questões práticas da existência humana.

Poucos ateus e expoentes seculares compartilham um ponto de vista tão inusitado como esse. Ou pelo menos não o admitem. O movimento Humanista ao contrário do que se imaginou, não destronou e substituiu totalmente as crenças religiosas por crenças científicas que fatalmente gerariam um modo de vida cujo foco não estaria mais em Deus e na religião. Ao não dar maior importância a todas as questões pessoais e cotidianas priorizadas  e preenchidas pela religiosidade, o movimento secular subestimou as instituições e filosofias religiosas que sempre trataram do é mais urgente e importante ao ser humano. Além de admitir essa falha na filosofia humanista, o autor também surpreende ao ver justamente nas religiões uma fonte de exemplos de sucesso e de práticas sábias a serem adotadas pelo secularismo na tentativa de sanar suas debilidades.

A partir da premissa que as sociedades seculares erram onde as religiões acertam e que elas têm muito a ensinar aos humanistas, ao longo dos capítulos de sua narrativa, Alain de Botton analisa os principais erros do secularismo que contribuíram para a construção de sociedades falhas em proporcionar uma vida com sentido e significado para aqueles que não acreditam ou aceitam doutrinas religiosas nem a existência de Deus. Indo além da análise dos problemas, por meio de ideias criativas, simples, e em alguns casos até mesmo chocantes, ele propõe algumas soluções de como as instituições seculares (algumas criadas especificamente para esse fim) poderiam e deveriam por meio de rituais e práticas igualmente seculares, oferecer uma estrutura capaz de dar suporte para ateus terem uma vida pessoal e social mais significativa.

Apesar do autor já no início do livro afirmar que “este é um livro para pessoas incapazes de acreditar em milagres, espíritos ou histórias de sarças ardentes”, e apesar de algumas afirmações e ideias desse filósofo perspicaz soarem ofensivas ou absurdas em alguns momentos, “Religião para ateus” é um livro útil e interessante inclusive para os que como eu acreditam em Deus ou possuem alguma crença religiosa. Para os ateus principalmente os mais radicais, poderá ser a primeira vez que a possibilidade de se ter uma espiritualidade secularizada é cogitada.

A ideia de que pessoas sem fé religiosa podem encontrar mais sentido e ajuda  para suas vidas por meio da abordagem e da prática correta de instrumentos como obras de arte, literatura entre outros meios, é a essência desse livro. Alain de Botton é um daqueles poucos escritores que conseguem tratar assuntos densos com extrema leveza e inteligência. Ao contrário de enfadar ele tem a habilidade de fazer seus leitores acompanharem suas ideias e refletirem junto com ele. Por isso esse com toda certeza é um livro muito interessante e proveitoso tanto para ateus como para crentes. Sendo assim, todos que deixarem os preconceitos de lado poderão ser grandemente beneficiados com a leitura dessa obra.

 

6 thoughts on “Religião para ateus

  1. Um dos livros que mais tenho curiosidade de ler. O autor já figurinha conhecida e estimada pelos clientes, que recomendam muito seus livros.

    E esse tema é super interessante.

  2. Gostaria muito de cumprimentar o autor ou autora dessa resenha. É a mais completa, fiel e abrangente dentre as diversas que li sobre o livro de Botton. Quem a escreveu, mesmo confessando sua crença em seu Deus, foi capaz de contemplar com isenção e discernimento o pensamento contido em Religião Para Ateus. Esse é um aspecto a ser ressaltado porque raramente se vê um comentário ou uma discussão entre ateus e crentes onde as piores agressões e indignidades não estejam presentes.
    Lembro-me particularmente de que toda vez que comentava positivamente o Deus, Um Delírio (Dawkins), Carta a Uma Nação Cristã (Sam Harris) e outros livros ateístas, os religiosos se pudessem teriam me torturado e me atirado na fogueira.

  3. Obrigada Assis Utsch, fico feliz que você tenha apreciado a resenha.Infelizmente é fato que boa parte das discussões entre crentes e ateus que poderiam e deveriam ser interessantes e proveitosas, se perdem ou são ofuscadas por agressões e ofensas gratuitas.Sendo ateu ou crente penso que a questão é estar aberto para ouvir e tentar entender a visão de mundo dos outros, não deixando de ver o que há de positivo nesse modo de ver e entender a vida.E isso não implica necessariamente em concordar, aprovar ou abraçar esse modo de ver e entender as coisas.Acho que é por isso que me sinto tão à vontade para ler, resenhar e apreciar muitas das ideias e análises do Alain De Botton porque ele não se ocupa em agredir e sim em refletir.Creio que esse é o tipo de atitude e postura que contribui positivamente para uma sociedade e um mundo mais tolerante diante das diferenças.

  4. Vanessa,
    Por acaso você leu um outro livro de Botton – “Como Proust Pode Mudar Sua Vida”?
    Como tenho uma pequena fila de livros para ler, não pude ainda adquirir este, mas tenho estado muito curioso sobre a obra.
    Abraços, Assis Utsch (autor de O Garoto Que Queria Ser Deus)

  5. Olá Assis Utsch,

    Esse eu ainda não li, apesar de ter interesse por ele há muito tempo.Mas Além do “Religião para Ateus” eu já li o “Desejo de Status” que é ótimo, libertador em muitos sentidos.Pretendo ler todos os livros do Alain de Botton ainda.Apesar de eu ter lido só dois livros dele eu me sinto muito familiarizada com as ideias e o estilo do Alain de Botton porque eu vi e revi uma série de tv chamada “Filosofia- um guia para a felicidade” que foi baseada num outro livro dele se não me engano, o “Consolações da Filosofia”.Não sei se você viu esses programas, mas recomendo.Eu assisti na Tv Escola, mas é possível ver no you tube.É muito interessante.

    Abraços.

Deixe uma resposta