Publicado em Literatura Estrangeira

O Hipnotista

Não sou nada fã de thriller policial, mas aceitei o desafio de ler o Hipnotista (Editora Intrínseca) e tenho que dizer que Lars Kepler (pseudônimo do casal sueco autores do livro Alexandra Coelho Ahndoril e Alexander Ahndoriol) conseguiu o que considerava quase impossível: me deixar apaixonada por romances policiais.

A trama nos leva logo nas primeiras páginas um crime brutal: uma família inteira foi morta a sangue frio, com múltiplas facadas. Porém, contrariando todas as expectativas, o filho do casal assassinado conseguiu sobreviver, se tornando a única testemunha do massacre.

Apesar do jovem estar com a saúde por um fio, o detetive irreverente Joona Lina insiste em interrogá-lo a qualquer custo, uma vez que ele possui a única pista que poderia levar a polícia ao assassino. Para isso, ele apela para o psiquiatra Erik Maria Bark, conhecido por ser um famoso hipnotista no passado – mas tem um “pequeno” problema: o médico parou de realizar hipnoses há mais de 10 anos e não será fácil convencê-lo a voltar a praticá-las.

Ele tanto insiste que o Dr. Bark acaba concordando com o procedimento. Mas o que ninguém esperava é que aquele simples momento poderia mudar tudo e  que antigos fantasmas voltassem para assombrar a todos.

Apesar da leitura pesada e um tanto perturbadora, o livro tem uma narrativa simples, direta e interessante dando por vezes a idéia de uma história contada ao contrário, já que logo no começo lidamos cara a cara com o assassino da família.

“O Hipnotista” é um livro que tem muito a oferecer. Além de toda a tensão da narrativa, o peso psicológico que os autores apresentam seu leque de personagens –  todos perturbados – transforma qualquer um em suspeito e se por vezes a narrativa se tornou densa e até com alguns detalhes perturbadores, a expectativa do desenvolvimento e a qualidade literária deste livro mantém o leitor preso e atento no desfecho.

O primeiro volume da série escrita por Lars Kepler, pseudônimo do casal Alexandra e Alexander Ahndoril, também será adaptado para os cinemas. Com estreia prevista para 2012, o filme é dirigido pelo também sueco Lasse Hallström, diretor indicado aoOscar por Regras da vida e Minha vida de Cachorro, e protagonizado por Mikael Persbrandt, ator de Momentos Eternos de Maria Larssons e Em um mundo melhor.

O tipo de leitura que exige uma boa poltrona e fãs de um bom suspense.

 

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

3 comentários em “O Hipnotista

  1. Essa foi um dos livros mais procurado nas livrarias. Fiquei curiosíssima ao saber que é uma trilogia. O pessoal que leu Larsson com certeza vai adorar.

  2. E ai amigo? Olha, esse espaco aqui vai se tornando passagem obrigatoria. Voce sempre pinca algo bem interessante por ai. Bom demais. Parabens. Abraco.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s