Home>Cultura>O que é Folclore

O que é Folclore

O Folclore é um conjunto de manifestações tradicionais e culturais de determinada região que, por muitas vezes, foram aprendidas sem formalismo, além de serem transmitidas de uma geração para outra.

O folclore é um sinônimo de cultura popular, e é considerada uma identidade social de um determinado povo, pois um povo pode ser identificado e diferenciado por meio de suas tradições. Nelas se incluem forma de cultivo, costumes, culinárias, artesanato, danças, formas de pensar, brincadeira e outras expressões.

Definir o folclore é um desafio mais direcionado para os folcloristas. Por isso, eles continuam a fazer pesquisas com o foco de entender as amplitudes do folclore. Só dessa forma é possível promover uma defesa de um patrimônio folclore, conforme é recomendado pela UNESCO.

 

Origem do folclore

A palavra folclore acabou surgindo a partir do aportuguesamento da união entre as palavras inglesas folk, que quer dizer “povo”, e lore, que significa “conhecimento”.

A expressão folk-lore foi utilizada pela primeira vez por William John Thoms, um folclorista britânico que citou esse termo no dia 22 de agosto de 1846. Essa data no Brasil foi escolhida para comemorar o Dia do Folclore do Brasil.

No começa não se sabia de certeza o que deveria ser considerado como folclore, se questionando, por exemplo, se a culinária poderia fazer parte de um conhecimento popular. Ao mesmo tempo, o folclore já era associado às pessoas mais simples e pobres, visto que as manifestações culturais da elite eram ligadas à cultura erudita.

Motivados por estudos do folclore, feitos em outras nações, os intelectuais do Brasil se voltaram para a temática e, no ano de 1947, foi fundada a Comissão Nacional do Folclore.

O I Congresso Brasileiro de Folclore foi realizado do dia 22 até o dia 31 de agosto de 1951. No evento, foi apresentada a Carta do Folclore, um documento onde constavam recomendações sobre o tratamento que deveria ser dado ao folclore, em termos de educação, pesquisa, preservação, entre outros.

 

Conceito do folclore no Brasil

De acordo com o primeiro capítulo da Carta do Folclore Brasileiro, apresentada no VIII Congresso Brasileiro de Folclore no ano de 1995, o conceito do folclore é: “Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social.

Constituem fatores para identificação de manifestação folclórica: aceitação coletiva, dinâmico, tradicional e funcional. Vale ressaltar que se entende folclore e a cultura popular como duas coisas equivalentes, em uma sintonia com o que preconiza a UNESCO.

 

Características do folclore

Existem algumas características bem pontuais que representam o folclore. Podemos citar como as principais as seguintes:

  • As manifestações folclóricas são ensinadas oralmente, de uma geração para outra, e sem formalismos;
  • A autoria das manifestações folclóricas são anônimas;
  • As manifestações folclóricas destacam regionalismos;
  • O folclore está associado ao passado, mas pode surgir de costumes contemporâneos.

As manifestações do folclore possuem em comum o fato de, por várias vezes, não conseguirmos identificar os seus autores, serem transmitidas oralmente, sem nenhum tipo de formalização, serem antigas, espontâneas e por destacarem regionalismo.

Mesmo com essas características recorrentes, o folclore não pode ser algo generalizado. Por exemplo, quando falamos sobre a transmissão oral esquecemos das literaturas de cordel, que são transmitidas de maneira escrita. Além disso, as manifestações folclóricas também possuem autores identificados, como os repentistas famosos, por exemplo.

É normal que se associe o folclore aos tempos passados, mas temos que ressaltar que o folclore também é uma cultura bem dinâmica, que costuma se transformar. Nos dias atuais, por exemplo, costume comum de um grupo também pode ser um tipo de manifestação folclórica.

O folclore acaba surgindo dos costumes que são herdados pelos povos e possuem várias características a depender da região. No Brasil, por exemplo, o folclore reflete as manias e costumes herdados de imigrantes, principalmente os colonizadores espanhóis e portugueses.

 

Folclore do Brasil

O Folclore no Brasil é resultado da miscigenação entre os povos originários, africanos e portugueses, sendo composto por um grande conjunto de manifestações tradicionais e culturais. São exemplos dessas manifestações as danças, lendas, tradições, festas, ditados populares, canções, culinárias, trava-línguas, adivinhas e outros tipos de costumes.

Os costumes trazidos pelos imigrantes contribuem para a nossa cultura, nos conectam ao passado, enriquecem e nos unem culturalmente. As lendas como a do saci Pererê e Curupira, por exemplo, fala muito sobre as tradições dos povos indígenas e negro no Brasil.

O São João e Carnaval são duas manifestações folclóricas bem populares no Brasil, que ano após ano gera também renda com turismo e festejos. São manifestações que caracterizam regiões como o nordeste e o sudeste do Brasil, principalmente.

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta