Home>Literatura>O Herói Perdido

O Herói Perdido

Para quem ficou triste com o fim da série Percy Jackson e os Olimpianos, vai adorar a notícia: Rick Riordan retorna às livrarias com outra épica aventura para os leitores com a série Heróis do Olimpo. Aqui, Percy e seus amigos nãos são os heróis, mas teremos uma participação de deles para matarmos as saudades.

O primeiro livro da nova série, intitulado O Herói Perdido (Ed. Intrínseca) veio para iniciar a aventura que Rachel, a jovem que hoje e o Oráculo de Delfos, previu no final de O Último Olimpiano.

Enredo

Jason é um jovem de 15 anos que do nada se vê em um ônibus escolar com pessoas completamente desconhecidas que afirmam que o conhecem há meses. Ele não sabe seu sobrenome, de onde veio, mas descobre ser fluente em latim, possui uma moeda de ouro que se transforma em espada e chama todos os deuses por seus nomes romanos.

Jason aparece no ônibus ao lado de Piper Mclean, uma linda jovem cherokee que afirma ser sua namorada e esconde de todos que é filha de um astro do cinema, e de Léo Valdez, um jovem latino que perdeu a mãe ainda novo e desde então vive fugindo de lares adotivos. Ambos afirmam serem amigos de Jason há meses e não entendem o que está acontecendo com Jason, com exceção do professor deles, que questiona Jason quem ele é, pois nunca o viu.

Piper sabe que é diferente mas não sabe porquê. Sempre se metendo em encrencas, ela não consegue entender como consegue persuadir as pessoas a darem o que ela deseja, incluindo um BMW novinho, mas nem isso faz seu pai lhe dar mais atenção e dizer quem é sua mãe.

Léo perdeu sua mãe em um incêndio quando era pequeno e desde então vive fugindo de lares adotivos. Ele vive vendo o fantasmas de uma senhora que chama de Tia Callida, que sempre o chamava de “meu jovem herói”, mas que vivia colocando ele em situações perigosas. Ele possui um segredo que não ousa contar nem para seus amigos e que pode ser muito perigoso.

Mas os amigos não terão tempo de se entenderem, pois logo no início do livro já aparecem monstros querendo destruí-los. Por sorte, o professor na verdade é um Sátiro (ou, para Jason, um fauno, o nome romano de sátiro) que está ali para protegê-los e Anabeth, que estava procura de Percy, que desapareceu. Ela os ajuda a fugir e leva os três jovens ao acampamento meio-sangue.

Monstros

É no acampamento que os três descobrem serem filhos de deuses. Nada dessa história parece surpreender Jason, mas ele sente que ele não deveria estar ali. Mas conseguem descobrir que ambos têm algo em comum: foram chamados por Hera para serem seus heróis. A Deusa mãe está presa e precisa ser libertada até o solstício de inverno, caso contrário ela morrerá e um inimigo maior que os Titãs poderá se erguer. Para que eles façam essa jornada, Hera roubou  a memória de Jason e prometeu devolvê-la quando ele a libertar.

Esse livro possui mais mistérios que a série Os Olimpianos. Ouvimos muito falar sobre os deuses romanos, que são os mesmos gregos, mas é preciso ler todo o livro para que o quebra-cabeça consiga ser montado e entendermos todo o contexto. Isso faz o leitor ficar mais interessado na leitura e não querer perder os capítulos, para conseguir entender o que está acontecendo.

A mitologia grega é quase igual a romana. Os deuses gregos foram copiados da Grécia, mas existem pequenas diferenças que vão além do nome. Riordan mais uma vez mostra seu lado historiador no decorrer do livro, esclarecendo essas diferenças, conciliando com seu outro lado com um texto divertido e bem escrito. Para quem ainda não sabe, Rick Riordan foi professor de inglês e história. Por muitos anos deu aula dessas disciplinas em escolas dos EUA.

Agora, para saber porquê essa salada toda de romanos e gregos em uma história só, só lendo o livro.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta