Home>Política e Sociedade>Afinal, O que é Política?

Afinal, O que é Política?

Em todas as nações do mundo, a política é o meio de gestão. Mas entender o que realmente é política é desconhecido por muitos

 

“A sociedade política existe pelo bem das ações nobres e não por mera camaradagem”. Atistóteles

Política é o nome dado para a capacidade do ser humano de criar diretrizes com o objetivo de organizar seu modo de vida. Ela faz menção a tudo que está vinculado ao Estado, ao governo e à administração pública para administrar o patrimônio público e promover o bem público, isto é, o bem de todos.

Dessa forma, a origem da política remonta à participação na comunidade, à vida coletiva. Bem diferente do que se costuma pensar sobre a política como algo limitado aos políticos profissionais e longe do nosso cotidiano.

Para o ato de governar, uma característica fundamental é a capacidade de mediar conflitos entre as pessoas. Sendo assim, o político deve conduzir sua gestão de forma a mediar os conflitos existentes na sociedade de forma a encontrar uma saída que seja boa para todos.

A política surgiu há séculos atrás e remonta à Grécia Antiga. Um dos grandes articuladores políticos desse período foi Aristóteles, que falava que a política era um mecanismo que tinha como fim último a felicidade dos homens.

 

Definição de política

A palavra tem origem no grego. Vem do termo politiké – “polis” significa cidade e “tikós” se refere àquilo que é público, ou seja, aos bens comuns dos cidadãos.

Porém, a definição moderna trabalha com a ideia de que a política é meramente o ato de buscar exercer o poder dentro de uma nação.

O sentido comum, vago e às vezes um tanto impreciso, política, como substantivo ou adjetivo, compreende arte de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido político, pela influência da opinião pública, pela aliciação de eleitores.

Para os eruditas, política “consiste nos meios adequados à obtenção de qualquer vantagem“, segundo Hobbes ou “o conjunto dos meios que permitem alcançar os efeitos desejados“, para Russel.

A política pode também orientar a atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público. Por exemplo: a política financeira, política educacional, política social, etc.

Já outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno do poder do Estado e entre os Estados“.

 

Importância da política

O filósofo grego Aristóteles definiu o ser humano como um animal político, ou seja, um ser que inconscientemente busca a vida em comunidade, porque suas necessidades materiais e emocionais só podem ser satisfeitas pela convivência com outras pessoas.

Em suma, a política existe para regular os conflitos sociais.

É importante você se informar e participar da política, pois ela é a condução da nossa própria existência coletiva. Isso reflete na nossa experiência individual, ou seja, na nossa educação ou não, na nossa saúde ou não, na nossa oportunidade de acesso ou não.

A política foi criada para que possamos debater discutir e questionar questões, sem que seja preciso a utilização da violência. Através dela, foram estabelecidas regras, leis e normas, bem como o estabelecimento de direitos e deveres para conduzir as nossas ações.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta