Home>Principal>Max Weber

Max Weber

 

 

Max Weber é um economista e um importante sociólogo alemão que dedicou sua vida ao universo acadêmico, escrevendo acerca de diversos assuntos, entre eles: religiões chinesas e o espírito do capitalismo. Suas obras mais conhecidas são: Economia e Sociedade e A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

 

Em 21 de abril de 1864 em Erfurt, Turíngia, Alemanha, nasce Max Weber, filho de um político do Partido Liberal Nacional. Weber cursou as Faculdades de Gotinga, Heidelberg e Berlim, estudou Direito, doutorou-se em Economia e desenvolveu grandes obras na área de Sociologia.

 

Alguns anos mais tarde, para ser exato, a partir de 1893 começou a lecionar em diversas Faculdades alemãs, entre elas, Heidelberg. Entretanto, acabou se afastado das atividades educacionais devido crises depressivas que ocorreram entre 1898 e 1906. Apesar de afastado das salas de aula, Max Weber continuou seus trabalhos e se dedicou a trabalhos acadêmicos e algumas viagens.

 

Max Weber e sua Teoria

 

Apesar de um dedicado homem da educação, Max Weber ficou mais conhecido devido sua “Teoria dos Tipos Ideais”, um estudo social que cobria diversos aspectos e com uma metodologia diferente de seu próprio tempo.

 

A metodologia de Weber pode ser descrita a partir da intencionalidade dos agentes sociais diante de casos puros, isentos de ambiguidade ou até mesmo, extremos, uma vez que, tais situações não estivessem de acordo com a realidade.

 

Foi a partir dessa teoria que Max Weber começou a criar os fundamentos da Sociologia Moderna com base em análises e modelos teóricos e também, na discussão a respeito sobre conceitos rigorosos.

 

Em 1905, Max Weber lança o primeiro fruto desses estudos: A Ética e o Espírito do Capitalismo, tendo como base os tipos ideais de burguesia, o capitalismo industrial e também a ética do protestantismo. Também estudou algumas seitas calvinistas dos séculos XVI e XVII.

 

Com seus estudos, Weber destacou que a Reforma Protestante trouxe uma cultura mais favorável à economia capitalista, diferente dos países que continuavam sobre o julgo da Igreja Católica. Inspirado pelos estudos, em 1909, fundou a Associação Sociológica Alemã.

 

Max Weber e suas ideias

 

Podemos afirmar, mediante aos seus estudos que, Max Weber buscou compreender a inter-relação dos fatores que contribuem para a construção da estrutura social, ou seja, Weber reivindicou a importância da mentalidade cultural, contestando o pensamento de Marx e Engels.

 

Diante de suas observações, Max Weber pode perceber a chave para o desenvolvimento da civilização, a frente de suas verdadeiras prioridades, observou as lutas da classe como um motor alimentado pelas ideias marxistas. Caso queira conhecer mais a fundo, Economia e Sociedade de 1922.

 

Max Weber na Política

 

Em sua carreira política, podemos dizer que Max Weber foi um reformista e democrata liberal e um dos responsáveis pela fundação do Partido Democrata Alemão e também, um dos principais críticos de seu próprio país sobre as ideias expansionistas da Primeira Guerra Mundial (1914-1918).

 

Após a derrota, Weber se tornou membro do comitê que representou seu país na Conferência da Paz de Paris de 1918 e ainda, colaborador do político e jurista Hugo Preuss. Sobre seus livros voltados para a Política, podemos destacar: Parlamento e Governo em uma Alemanha Reorganizada de 1918.

 

E no dia 14 de junho de 1920, em Munique, em seu país nasceu, falece Max Weber, vítima de pneumonia.Assinatura

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta