Home>Literatura>O que é um agente literário e o que ele faz?

O que é um agente literário e o que ele faz?

Você já ouviu falar sobre o que faz um agente literário, e qual a sua importância? Seja para o autor ou para a editora, o agente literário cumpre um papel importante ao mercado livreiro.

Em linhas gerais, o papel do agente literário é o de intermediar o acesso de novos autores e autoras até as editoras. Este profissional é responsável em orientar e dar suporte aos escritores no processo de publicação.

Podemos até fazer uma reflexão neste sentido: você conhece autores que se autopublicaram, sem a ajuda de um agente? Eles existem sim, mas são a minoria.

Algumas das tarefas que o agente faz para assessorar seus clientes são:

  • apresentar o livro ao editor, de uma forma atrativa, que o faça querer publicar a obra;
  • analisar cuidadosamente o contrato de prestação de serviço, e procurar por cláusulas que podem ser prejudiciais ao cliente;
  • checar se o valor de direitos autorais está condizente com o mercado, e com o potencial do livro;
  • negociar pagamento de direitos autorais adiantado;
  • fazer o acompanhamento de pagamentos da parte da editora ao cliente.

Como é possível perceber, o agente cuida da parte burocrática da venda do livro, para que o escritor não precise fazê-lo. Até porque, não é tarefa simples fazer este gerenciamento. 

Além disso, ter um conhecimento profundo sobre o mercado editorial é essencial para este profissional, já que precisará estar constantemente em contato com as editoras e com os editores.

O que um agente precisa saber em sua prática?

O agente literário precisa conhecer as diferentes editoras e seu perfil de publicação, para saber direcionar o manuscrito a um local correspondente. Nesse sentido, alguns agentes escolhem trabalhar com um gênero específico, ou trabalham com um leque mais aberto de livros.

Frequentar feiras e eventos livreiros, ler catálogos de publicação, saber das novidades no mundo dos livros e ter sensibilidade na leitura de manuscritos são algumas das tarefas que o agente literário faz. Ele precisa ser conhecido pelos editores e descobrir autores potenciais para eles. 

As editoras costumam construir bons relacionamentos com agentes, pois eles auxiliam o editor a filtrar obras para leitura. As chances de ter um livro publicado aumentam quando se tem um agente, no entanto, é importante contratar alguém com um bom portfólio, para evitar problemas no processo. 

Um ponto muito positivo de contratar um agente literário é o de facilitar o acesso do escritor às editoras. É comum na prática editorial descartar manuscritos que não tenham passado por um filtro inicial de um agente, dificultando com que boas obras chegam às mãos dos editores. 

De qualquer forma, o manuscrito, parcial ou completo, precisa ser bom e convincente o bastante. O próprio agente fará uma leitura do texto e apontará pontos fortes e os que precisam melhorar. 

Como falamos, mais do que ninguém, o agente é conhecedor do mercado editorial, por isso ele sabe dizer o que os leitores gostam e não gostam em uma obra. Para quem escreve e quer publicar, este artigo dá dicas de como contratar um bom agente.

Há pontos negativos em contratar um agente literário? 

Contratar um agente não significa a publicação do livro. É bom ter isto em mente. No entanto, o trabalho deste profissional aumenta as chances de publicação.

Até porque, o pagamento do agente normalmente é uma parte do valor dos direitos autorais ganhos, por isso, ele fará o possível para publicar a obra! E aí, é uma situação win win, ou seja, todos ganham: o autor, o agente e a editora.

 

Neste post, falamos sobre o que é o livro brochura, e quais suas qualidades!

Liv
Mestranda em Literatura e Crítica Literária. Me considero uma pessoa multipotencial, com gostos e interesses diversos. Mudo de trabalho, troco de bairro e deixo amigos de lado, mas livros e literatura nunca saem da minha vida.

Deixe uma resposta