Home>Bebidas>Afinal, o que é Bullet proof coffee?

Afinal, o que é Bullet proof coffee?

Se formos traduzir Bullet proof Coffee, teremos literalmente o termo “café à prova de balas”. Porém, essa bebida se trata de uma mistura do café com uma manteiga e óleo.

Porém, para ter um ótimo efeito, o café tem que ser livre das micotoxinas (substâncias tóxicas produzidas pelos fungos).

Ou seja, o café precisa ser de qualidade, contendo grãos selecionados. Se for possível, em grãos que você possa moer no momento em que for preparar.

Além disso, a manteiga ideal para utilizar nessa bebida é a sem sal ghee, além de usar um óleo com muito triglicérides de cadeia média. Você pode usar um óleo de coco extravirgem ou um MCT, fica ao gosto do consumidor.


Como o Bullet Proof Coffee surgiu


Essa receita foi inventada por Dave Asprey, que também é o fundador do Bulletproff e escritor do livro “The Bulletproof Diet”.

Dave é empresário da tecnologia e passou 20 anos e gastou mais de US$ 300 mil para investigar e pesquisar a sua biologia própria.

A ideia da bebida surgiu depois de turistar pelo Tibete, onde experimentou um chá com uma manteiga feita com leite dos iaques, que são bovinos selvagens do local.

As bebidas produzidas com café, manteigas e diversas formas de gorduras são bastante consumidas durante vários séculos pelos povos do Himalaia, da Etiópia, do Nepal, do Vietnã e de Cingapura.


Mas porque o bullet?


Dave Asprey inventou o Bullet proof Coffee essencialmente como uma maneira dele ser uma bebida que promovesse um aceleramento mental. Além disso, a bebida consegue manter seu organismo muito alimentado para suportar esse tranco.
Porém, existem 5 grandes fatores para experimentar o Bullet proof Coffee:

 

  • Promove clareza mental
  • Mantém você bem saciado, diminuindo a fome
  • Aumenta o seu foco e a produtividade
  • Aumenta a queima da gordura
  • Aumenta a resistência do corpo


Qual é o fundamento do Bullet proof Coffee?


As gorduras saturadas das manteigas ghee consegue suportar uma queima bem lenta da gordura. Já as triglicérides de cadeia média do óleo ou do MCT proporcionam a termogênese e aumenta o metabolismo.

Por outro lado, o café vai acelerar essa queima de gorduras, além das inúmeras propriedades presentes no café

Além disso, Asprey afirma que beber um café sem as micotoxinas (toxinas produzidas pelos fungos.), é extremamente essencial para se ter bons resultados. Isso por que elas que trazem um potencial perigo à saúde de quem consome, além de afetar a função saudável do cérebro.

Essas toxinas seriam as causas da sensação da fadiga, insônia, de indisposição e da falta da concentração.

A manteiga ghee é a mais recomenda para a mistura. Ela é produzida através da manteiga orgânica das vacas que se alimentam somente do capim e que não recebem os antibióticos.

Ela é filtrada da lactose e da caseína, além de não contém qualquer toxina dentro dela que pode nos fazer mal. Além disso, a manteiga continua cheia de gordura saturada.

Por outro lado, o óleo de coco contém bastante TCM e pode ser utilizado na receita. Porém, o mais recomendado é o próprio MCT, pois dessa maneira se mantém um bom nível de pureza.


Como ajuda no emagrecimento


Essa bebida, quando usada para emagrecer, o conceito é parecido. Porém, precisa ser praticado de acordo com a técnica.

A principal proposta é beber o bullet proof durante um jejum, pois dessa maneira o organismo tende a se acostumar a processar toda a gordura na obtenção de energia.

Alguns consomem o bullet proof logo quando acordam e depois só voltam a comer alimentos no almoço. A galera mais esportiva costuma beber logo de manhã escolhe praticar um exercício físico com alto impacto por pouco tempo.

Normalmente são 15 ou 20 minutos no máximo, tudo isso com a intenção de proporcionar ainda mais a extração da energia das gorduras. Isso deixará seu organismo acostumado a utilizar gordura como a fonte principal de energia.


Pontos positivos:

  • É muito prático (não é necessário ficar idealizando o que preparar para comer)
    Possui um bom sabor
  • Ajuda a deixar nosso intestino regulado, mesmo não sendo a intenção
  • É um café de ótima qualidade, de uma bom manteiga ghee e óleo de coco.
  • Você consome menos carboidrato pela manhã

Pontos negativos:

  • Você acaba abandonando o café puro pela manhã.
  • Para emagrecer, é necessário deixar de consumir uma comida sólida.
  • O Bullet proof Coffee traz um grande impacto na rotina, pois nosso café tradicional pela manhã já é carimbado na rotina. 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos pelo colaborador que assina cada artigo, sob supervisão e revisão de Luciana Assunção.

Deixe uma resposta