Publicado em O Beco Indica, Principal

O Beco Indica #8

Toda semana, dez indicações de links para enriquecer sua timeline

Semana repleta de teorias da conspiração sobre o último voo de Amelia Earhart ao aniversário de Edgar Morin. Confira nossas dicas de leitura pra sair da caixinha.

#1

Ter muitos livros impressos em casa é uma dificuldade vivenciada por muitos. A limpeza das sessões não é nada fácil para aqueles que possuem mais de 200 volumes. Então, a partir desta intenção, o canal do youtube TED-ED traz uma metologia que se inspira na computação para organizar os dados de uma forma eficiente, a partir da lógica do tempo gasto para a sua reestruturação, que são a Bolha, por Inserção e Quicksort.

#2

2 de abril é reconhecido internacionalmente por ser o Dia do Fact-checking. Para auxiliar estudantes a reconhecerem notícias falsas de factuais, a Agência Pública traduziu o conteúdo do Instituto Poynter, agência norte-americana de estudos em jornalismo. O plano de aula pode ser baixado gratuitamente no site deles aqui e está disponível em diversas línguas.

#3

Pipocou esta semana um nota circulada no Estadão sobre Beijinho no Ombro, o maior hit da cantora Valesca. A ideia, que partiu de uma campanha publicitária da marca Seda, altera a letra da música, retirando indicações de rivalidade para as de sororidade. Bonito isso, se não fosse apenas publicidade. Valesca já é conhecida por sua luta feminista, mas será que haverá uma transformação em todo e qualquer trabalho da cantora? Fica a dúvida, mas a letra ficou bem melhor 🙂

#4

Desde a inserção de cores nos filmes por George Méliès em 1902, um novo jeito de contar uma história acontecia. O estudo da semiótica permitiu entender como o uso de determinadas cores podem provocar efeitos visuais marcantes e interpretações de uma determinada cena. A estudante de audiovisual Lilly Mtz-Seara, organizou diversos filmes e suas tonalidades para entender os efeitos que cada cena trazia e, principalmente, interpretar qual tipo de sensação ele poderia proporcionar.

#5

Se você é viciado em temperos como eu, que lotou o apartamento com diversos vasos de plantas, vai adorar este artigo do Nexo que trata sobre como o estado de uma folha nas plantas pode indicar se elas estão saudáveis ou com dificuldades. As plantas tem necessidades específicas de acordo com a espécie e podem sofrer com o ambiente. Observar o estado das folhas, permitem que alguns cuidados sejam intensificados para mantê-las vivas, como pouca água, excesso de luz, ambientes úmidos e por aí vai.

#6

Já se passaram quase sete meses desde que o último EP do Nine Inch Nails foi lançado. A obra, segundo Trent Reznor, faz parte de uma trilogia que culminaria no próximo álbum completo de estúdio do grupo americano. Not the Actual Events, teve a primeira parte lançada em dezembro passado, e a segunda, ao que parece, será liberada semana que vem. Para quem ainda não ouviu, lembra muito o que a banda fez nos anos 90. Oremos.

#7

Três anos depois que Gabriel García Márques faleceu, Mario Vargas Llosa fala sobre o que distanciou ambos os célebres autores há mais de 40 anos. Essa é a chamada do El País em português, mas na matéria em espanhol, o tom é diferente. Ujm colóquio na Universidad Complutense de Madrid, trouxe ao palco Vargas Llosa para falar sobre o escritor colombiano e como se deu o processo de escrita de História de um Deicídio. Confira a palestra na integra no link do jornal:

#8

Um bate-papo gostoso de duas gerações que confluem em 2017. É assim que a imagem de Ney Matogrosso e Rico Dalasam se apresentam na entrevista da Trip Tv. Como o texto incidental diz, ambos não se conheciam antes deste encontro, promovido pela pauta do veículo, mas nos deixa claro as referências que um agrega no trabalho do outro e como as relações, mesmo as desconhecidas, podem soar íntimas.

#9

Edgar Morin completou 96 anos esta semana e Juremir Machado fez uma excelente introdução a esta figura emblemática para além do estudo das escolas de comunicação, filosofia e antropologia e, em especial a Epistemológica, e suas contribuições ao paradigma da complexidade.

Edgar-Morin
Foto: Pedro Abude

 

#10

Eu não tenho condições psiquiátricas para entender teorias da conspiração. Tenho a tendência em acreditar em tudo. Então vou saltar aqui diversos artigos onde a NatGeo (aqui e aqui e aqui), NexoTimes e Guardian falam do novo documentário do canal History (aliens?!?) lançou, onde se diz, a partir de uma fotografia, que talvez Amélia Earhart possa ter sobrevivido ao seu último voo, mas não ao cativeiro. Tudo por causa de uma foto que já foi desacreditada por um CSI interwebz realizado por um blogueiro japonês. A única coisa que se mantem um fato é que esta semana completou-se 80 anos desde seu desaparecimento. Enjoy.

nannyouguntou

 

 

Autor:

Brasiliense + Jornalista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s