Cesária Évora: a rainha da morna

Cesária Évora nasceu em Mindelo, Cabo-Verde em 27 de agosto de 1941. Uma cantora que atingiu um enorme reconhecimento não somente em seu país, como também no mundo inteiro ao levar a música popular cabo-verdiana ou música africana para além de suas fronteiras.

 

Cesária Évora apesar de transitar em diversos gêneros musicais, acabou se destacando em um deles, o que lhe trouxe a alcunha de “rainha da morna” e também era conhecida como diva dos pés descalços.

 

Quanto ao estilo “morna”: o nordeste brasileiro conta com diversos ritmos característicos da região, entre eles, o frevo. Essa expressão nasceu devido aos passos de dança das pessoas que pareciam que estavam “frevendo” sobre o asfalto, e daí nasceu o nome “frevo”. Por essa razão, morna nada mais é que um estilo musical popular do país de origem da artista.

 

Cesária Évora, uma vida destinada a brilhar

 

Cesária tinha mais quatro irmãos e seu pai Justino da Cruz foi o responsável pela veia artística da pequena Cesária pelo fato de tocar violão, cavaquinho e violino. Naquela época, Cesária vivia em uma espécie de regime moral extremo, algo que mudou ao ir morar com sua avó que a ensinou a desconsiderar a moralidade em excesso.

 

Cesária Évora, desde tenra idade já vivia no meio de grandes músicos, prova disso foi o seu grande amigo B. Leza que era um de seus compositores preferidos cabo-verdianos que faleceu quando tinha sete anos. Cesária, ou como era chamada pelos amigos, Cize, começou a cantar muito jovem e se apresentava aos domingos em uma praça.

 

Para dar aquele apoio no quesito instrumental, lá estava seu irmão Lela tocando seu saxofone, mal sabia o que o futuro lhe reservava. Cize cantou com grandes compositores o que destacou ainda mais seu talento e aos dezesseis anos, começou a se apresentar em hotéis e pares e ganhar mais notoriedade em seu país e receber o título de “rainha da morna” pelos fãs.

 

Os grandes momentos de uma Cize com sua música africana

 

Cize, para coroa-la como uma estrela da música africana, aos vinte anos foi convidada cantar para uma companhia de pesca chamada Congelo e recebia por cada performance apresentada. Mas, passando por esse momento importante, Cize acabou conhecendo uma nova realidade.

 

E isso aconteceu no ano em que seu país, Cabo Verde, tornou-se independente no ano de 1975. Cesária acabou se frustrando com a situação financeira, econômica e politica de seu jovem país e devido aos problemas financeiros da família, largou a música para sustentar a família.

 

Esse período a cantora batizou de Dark Years, afinal de contas, foram dez anos afastada dos palcos e ainda, lutando contra o alcoolismo. Mas, graças a Bana, cantor e empresário, Cize retorna aos palcos em Portugal e, após um convite de José da Silva, segue para Paris onde gravou seu novo álbum em 1988, intitulado “a diva dos pés descalços”.

 

Esse álbum abriu as portas do sucesso para a cantora e no ano de 1992 gravou o “Miss Perfumado” e apartir desse momento, passou a morar na França e aos 47 anos se tornou uma estrela internacional.

 

2004 foi um ano importante para a rainha da morna, recebeu o prêmio Grammy de melhor álbum de world music e ainda, recebeu do presidente francês, Nicolas Sarkozy a medalha da Legião de Honra em 2009. 

 

No ano de 2011, em setembro, cancelou diversos shows por causa de sua saúde e a sua gravadora, Lusafrica, notificou que a cantora estava se aposentando dos palcos. Três meses depois, aos 70 anos, a cantora que conquistou o mundo inteiro com sua morna, no dia 17 de dezembro de 2011, falece.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.