(Quase) Tudo Sobre Candido Portinari

Candido Portinari foi um grandioso pintor brasileiro. Explore um pouco sobre sua carreira, estilo de arte e em que museus suas obras estão atualmente.

Você provavelmente, na escola, se deparou alguma vez com a pintura “O Lavrador de Café”. O criador dessa obra foi Candido Portinari, que também fez o grande mural “Guerra e Paz”, o qual estava em Nova Iorque, na sede da ONU (Organizações das Nações Unidas) desde os anos 50, mas que agora encontra-se em um teatro do Rio de Janeiro.

História de vida de Candido Portinari

O grande pintor nacional nasceu no interior de São Paulo, em 1903, vindo de uma família de imigrantes italianos. Desde o início ele se mostrou voltado às artes plásticas, por isso não chegou a completar o ensino básico. Com apenas 14 anos de idade, Portinari ajudava uma trupe de pintores e escultores que trabalhavam com restauração de igrejas na sua cidade.

Precocemente, Candido deixa a casa dos pais para se dedicar ao seu sonho nas artes plásticas. Com 16 anos ele se muda para o Rio de Janeiro para estudar na Escola Nacional de Belas Artes, se destacando bastante como aluno. Em 1928 ele ganha uma medalha de ouro e uma viagem para Paris, França.

Lá ele conhece Maria Martinelli, que seria a sua esposa. Voltando ao Brasil ele repensa seu modo de fazer a arte. Ele começa a deixar de lado as pinturas a óleo e se dedicar aos afrescos. A partir daí começa sua carreira internacional, em que expôs três das suas telas em Nova Iorque.

Portinari também se engajou com a política, foi deputado e senador pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB). Nos anos 50, o pintor descobriu que seu corpo estava começando a ficar intoxicado com o chumbo das tintas, doença cujo nome é Saturnismo. Contrariando os cuidados médicos ele continuava a pintar normalmente até que em 1962 ele falece devido a essa condição, com apenas 58 anos.

Uma nuance de sua obra 

Sabe-se que Candido Portinari pintou mais de 5000 obras com as mais diversas técnicas. Segundo Drummond, “a pintura está sempre recomeçando para Portinari”. Esses fatos, por si só, já explicam a dificuldade dos críticos de catalogar suas pinturas. 

Candido Portinari pintou o Brasil praticamente em todos os aspectos possíveis: temas sociais e históricos, festas populares, religiões, ocupações, natureza, etc. As estéticas mais frequentes foram o cubismo, surrealismo e renascimento italiano. Ele é muito estudado hoje como representante do Neorrealismo nas artes plásticas. 

Cronologicamente, ao trabalhar com as artes, ele era muito influenciado por Chagall, em Paris. Nessa época a denúncia social era muito forte nos quadros. Em 1948, os traços passaram a ser mais expressionistas e, ao mesmo tempo, simples, mais semelhante ao cubismo. A seguir, o surrealismo também teve participação na sua estética. Mas ele nunca deixou para trás o estilo figurativo. 

Os principais locais que possuem suas obras físicas são:

  • Museu Casa de Portinari
  • Fundação Maria Luisa e Oscar Americano
  • Igreja Bom Jesus da Cana Verde
  • Museu de Arte de São Paulo 
  • Biblioteca do Congresso (Washington, DC)
  • Teatro Municipal do Rio de Janeiro

 

Virtualmente, você pode encontrar um site com toda a obra de Portinari. O Projeto Portinari levou pelo menos 30 anos para ter seu catálogo minucioso de pinturas, cartas, entre outros. Quase todas as suas obras estavam disponíveis apenas em coleções privadas, mas agora qualquer pessoa com internet e, pelo menos, um smartphone consegue acessá-las.

Clique aqui para acessar o Projeto. Lembrando que a Google tem também uma plataforma exclusiva para ele. Não deixe de conhecer os acervos desse grande contribuinte para a cultura brasileira! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.