Home>Biografia>Frida Kahlo: O Prodígio das Artes Mexicanas

Frida Kahlo: O Prodígio das Artes Mexicanas

Frida Kahlo foi uma importante pintora latino-americana. Como ela viveu, quais foram suas influências e o que significavam suas pinturas exóticas?

Frida Kahlo foi uma importante artista plástica que viveu no México nos anos 90. Ela pintava autorretratos e obras inspiradas na própria cultura mexicana, envolvendo ainda conceitos de pós-colonialismo, identidade e raça. Além disso, depois da sua morte, ela passou a ser símbolo da resistência feminista e LGBTQ. Que reviravoltas podem ter acontecido para que ela tenha sido colocada nessa posição?

Conhecendo Frida Kahlo

Kahlo nasceu em uma região periférica da Cidade do México, em Coyoacán, ano de 1907. Seus pais não tinham um casamento exatamente feliz, mas tiveram o total de quatro filhas. Quando Frida completou seis anos de idade, ela foi diagnostica com poliomielite — doença neurológica que causa paralisia infantil. Devido a essa doença ela, ela colecionava acidentes, lesões e operações para a correção das deformidades, sobretudo nos pés; por isso ela passou a usar calças e saias longas e diferentes.

Aos 18 anos, ela sofreu um acidente de trânsito deixando-a entre a vida e a morte. Seu corpo inteiro sofreu o trauma e, para a recuperação pós-operatória, ela usava coletes de gesso que passaram a ser pintados por ela mesmo. Foi aí que ela descobriu sua inclinação para as artes plásticas. 

Mais tarde ela se casa com Diego Rivera, outro artista da pintura latino-americana, e começa a focar na identidade mexicana. Frida Kahlo também conheceu Trotski, o intelectual russo que buscou asilo político no México, com quem teve um caso. Frida era bissexual e seu casamento era instável já que ambas as partes tinham relacionamentos extraconjugais. 

A pintora mexicana tentava ter filhos, mas a doença e o acidente provocaram sequelas que prejudicavam a gestação. Sua saúde mental ficava cada vez mais prejudicada, ela passou a tentar se matar várias vezes. Em 1954, depois de contrair uma pneumonia, Kahlo foi encontrada morta, mas não se descarta a possibilidade de overdose. 

O que a pintura significou para Kahlo

Uma das maiores funções que as pinturas tiveram para a artista, foi a de fazê-la se encontrar consigo mesma. A relação que ela possuía com a mãe era bem negativa e inadequada, ela se sentia negligenciada e essa pode ser a motivação do quadro “Meu nascimento”. Nessa obra, há uma cama com uma mãe morta dando luz a um bebê. Frida chegou a falar que esse trabalho representava o que ela imaginava do seu nascimento.

Ela também retratou em seus quadros os sentimentos sobre o seu casamento. “O coração partido” é um coração fragmentado aos seus pés, significando a dor causada ao saber do romance do marido com a própria irmã. 

Suas influências 

Suas primeiras pinturas tinham muito do Renascimento, com forte influência de Amadeo Modigliani. Logo depois ela passou a integrar elementos culturais mexicanos misturando também elementos surrealistas a sua obra. 

 

Relação com o feminismo 

Frida era muito excêntrica e vivia quebrando tabus, primeiramente casando-se com o militante Diego Rivera. Entretanto, embora pudesse se estagnar na posição inferior de mulher traída, a artista passou a ser infiel também, inclusive com outras mulheres. Ela ainda se vestia com roupas masculinas, não retocava suas sobrancelhas e alcançou destaque até internacional com as pinturas.

Seja quebrando padrões estéticos, seja “lutando como uma garota” com a sua arte, Kahlo é um dos maiores símbolos feministas da atualidade. 

Você sabia que na ocasião da morte de Kahlo, o marido trancou suas roupas no banheiro da sua casa para que nunca fossem retiradas de lá? Elas lembravam-no sua arte e espírito audacioso. A Galileu obteve fotos delas, confira!

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta