Home>Biografia>10 Curiosidades Sobre Chiquinha Gonzaga

10 Curiosidades Sobre Chiquinha Gonzaga

Chiquinha Gonzaga fez parte da história do carnaval brasileiro. Descubra um recorte do que foi a sua vida e alguns fatos sobre ela!

Chiquinha Gonzaga foi a primeira mulher a reger uma orquestra no país. Ela era compositora, instrumentista, carioca e autora da primeira marchinha de carnaval com letra — Ó Abre Alas. Foi um dos maiores expoentes femininos da cultura brasileira graças a sua música, principalmente no carnaval, sendo homenageada no cinema e na literatura também.

A trajetória de Francisca Edwiges Neves Gonzaga

 

Sua vinda ao mundo veio da união surpreendente entre um marechal de campo do Exército Imperial, José Gonzaga e uma filha de uma escrava, Rosa Lima. Sua criação foi muito impactada pela disciplina do pai, mas além de ir para a escola tradicional ela era livre para ter contato com a música. Assim, com apenas 11 anos de idade, já havia composto sua primeira canção, a natalina Canção dos Pastores.

Ainda por conta da influência paterna, a Jovem Edwiges precisou se casar com 16 anos. Porém, o matrimônio durou seis anos porque seu esposo a deixava reclusa e ainda a proibia de prosseguir fazendo música. O ano era 1869 e esse evento deixou a sociedade escandalizada.

Algumas dificuldades que Chiquinha Gonzaga enfrentou

 

Depois desse casamento, ela ainda conheceu outro rapaz. Porém, ele não era leal, o que tornou insustentável aceitar suas relações extraconjugais. Inclusive, ela já tinha filhos de ambos os casamentos, o que piorava ainda mais sua reputação. Por outro lado, depois desses relacionamentos instáveis, ela conseguiu se estabelecer como musicista vivendo livremente nos bailes e na boemia.

Como mulher independente e fumante, ela sofria preconceito constantemente. Mas nunca mudou o seu jeito de ser. Quando estava com 52 anos de idade, apaixonou-se por um estudante de música de 16 anos, João Lage. Ela decidiu omitir o relacionamento fingindo que ele era seu filho, assim conseguiu viver o resto da sua vida com ele.

Algumas curiosidades sobre a compositora brasileira do carnaval

 

Embora nascida há quase dois séculos atrás, essa carioca deixou um grande legado para a música brasileira. Villa-Lobos, por exemplo, era 40 anos mais jovem que Gonzaga. Ela foi uma das primeiras agentes a tornar a MPB um elemento de valor no Brasil. Vejamos alguns fatos sobre ela:

  • Chiquinha Gonzaga já tocou piano em lojas de instrumentos para contribuir com a sua renda.
  • O Dia da Música Popular Brasileira (17 de Outubro) é comemorado propositalmente no dia do seu aniversário, como uma homenagem.
  • Politicamente, ela era envolvida com a abolição da escravidão e o fim da monarquia.
  • O relacionamento com o seu grande amor, João Lage, só foi descoberto por meio de cartas e fotos — após o seu falecimento.
  • Chiquinha Gonzaga dedicou sua vida a trabalhar com MPB, sobretudo voltada ao carnaval. Faleceu no começo do carnaval de 1935.
  • A musicista carioca compôs músicas até seus 87 anos — “Maria” foi a última obra.
  • No século XIX, o violão era marginalizado e visto de forma muito negativa. Ela também defendeu esse instrumento e seus praticantes.
  • Além de quebrar tantos paradigmas envolvendo as mulheres, Gonzaga era amiga da primeira caricaturista feminina, Nair de Tefé von Hoonholtz, que mais tarde se tornaria primeira-dama do Brasil. 
  • Nair Tefé chegou a tocar violão com Chiquinha Gonzaga no Palácio do Cadete afrontando a imprensa e os burgueses.
  • Foi criada a Medalha de Reconhecimento Chiquinha Gonzaga, em 1999, que é conferida a toda mulher que se destaque em causas humanitárias, culturais e democráticas.

A Empresa Brasil de Comunicação fez uma matéria com várias músicas da Chiquinha Gonzaga, acesse o conteúdo lá também e escute-as clicando aqui!

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta