Véspera de feriado é sempre a mesma coisa: procurar alguma coisa para fazer nos dias de folga. No carnaval, muitos buscam outros tipos de folia para brincar. SE você é do bloco do eu em casa e ainda está com a agenda a ser preenchida, separamos dez resenhas e avaliações publicadas aqui no Beco que você, talvez, tenha perdido.
#1
Em 2011, nossa guia e principal colab Luciana Assunção, participou do Clube de Leitura organizado pela Livraria Cultura Iguatemi de Brasília e a editora Penguin. Foram seis livros selecionados para este #DesafioLiterário. Você pode visualizar todos eles na nossa tag Clube de Leitura ou clicando no título de cada obra que conta com um breve resumo: As Variações Bradshaw de Rachel Cusk, As Viagens de Gulliver de Jonathan Swift,
As Brasas de Sándor Márai,
O Grande Gatsby de Scott F. Fitzgerald, Olhai dos Lírios do Campo de Érico Veríssimo e As Cidades Invisíveis de Ítalo Calvino.
#2
Um dos motes do nosso blogue é justamente nos propormos desafios e avaliarmos o que se alcançou após sua conclusão, quando há conclusão. A partir disso, nossa Colab Sarah nos últimos dois anos tem realizado autodesafios mensais de leitura com a ideia de abrir horizontes para autores que ela desconhecia ou temas que lhe fugiam ao cotidiano. O Desafio 2018 serão 12 livros escritos por autoras negras e todo mês ela nos atualiza com dois textos: o primeiro com a história por trás da autora e o segundo com uma resenha do livro escolhido.
#3
Claro que não poderíamos deixar de citar o Desafio de 2017 com 12 livros escritos por mulheres. Faltam ainda três textos para finalizar o ano, mas acompanhe as próximas semanas.
#4
Já que desafio é a palavra de ordem, nossa colab Ana é um pouco mais audaciosa. Em seu autodesafio para 2018, pretende separar 12 livros escritos por 12 autores de diferentes nacionalidades, como nos conta em seu relato Desafio 2018. Seus textos tem sido aparecido aqui no Beco, em geral, as sextas-feiras, mas você pode conferir todos os outros na clicando aqui na tag.
#5
Um dos materiais mais acessados aqui do Beco são as resenhas de nossa colab Mariana. Dentre eles, os que retratam obras e autores moçambicanos, como o Poesa Moçambicana e Negritude e
o Oralidade em “Luuanda”: Uma análise da obra de José Luandino Vieira. Todos os demais textos podem ser conferidos clicando aqui na tag dela 🙂
#6
Somos esporádicos por concepção. Um de nossas colunas não-fixas-mas-sempre-por-perto é o Escuta Só. São impressões sobre o universo musical Latinoamericano realizados por Sarah que revela um pouco sobre o artista e seu contexto, além, claro, de apresentar as faixas. Para ler as resenhas, clica aqui na tag
#7
Vou voltar a falar de Luciana, não só para lhe o link para todos os textos dela, o coração do Beco, mas também falar de algumas tags de coleções que temos por aqui. São diversas séries de livros infantojuvenis que podem ser conferidas no Beco, como os três textos dos primeiros livros da série Como Treinar Seu Dragão, a série Percy Jackson e a coleção Feios para citar alguns.
#8
Como organizar o tempo para poder descansar e também atualizar a lista de leitura? É este o mote das 4 Dicas para Ler Mais que Sarah nos brindou no ano passado para ajudar a todos os coleguinhas que tem a intenção, mas não sabem como começar.
#09
Retrospectivas podem ser interessantes para se verificar o que os outros tem ouvido, lido ou assistido e encontrar algo que lhe agrade. Vou citar três que fizemos por aqui, duas de seriados e filmes escritos por mim mesma: Retrospectiva em seriado (de 2016) e o Retrospectiva em seriado – Ano 02 (2017). Aproveito para referenciar a Retrospectiva Cinematográfica que Luciana fez sobre os filmes que assistiu em 2016 e o Retrospectiva Literária 2016 da Sarah.
#10
Vou aproveitar o final da lista e fazer um autojabá. Estamos na 17ª edição da coluna #oBecoIndica que começou como uma forma de eu organizar minha sessão de favoritos e compartilhar informações das mais diversas com mais pessoas. Já pensei em diferentes formas de guiar essa editoria, criada em especial para o Beco. Tivemos edições temáticas como as do pós Comic Con San Diego (Edição #10), a dos Desenhos ( Edição #16), dez livros para se ler em um dia (Edição #15) e a sobre representatividade (Edição #13). A coluna que já foi semanal, se tornou quinzenal e agora tem me feito cada vez mais cuidadosa na curadoria do conteúdo. Obrigado por nos acompanhar 🙂