James Van Praagh é médium e autor de vários livros espiritualistas que já foram traduzidos para mais de 50 línguas em todo o mundo. Não somente os espíritas, mas também pessoas de diversas religiões já leram estes livros que, de um modo geral, falam da nossa conexão com o mundo espiritual e sobre a evolução da alma.
Este último lançamento, Descobrindo Sua Força Espiritual (ed Sextante), veio para despertar a força interior que existe em cada ser humano através da meditação (o título original do livro é “Meditations with James Van Praagh”). James simplifica as técnicas de forma inteligente e interligada a pensamentos elevados e outros ensinamentos a respeito de nossas emoções, pensamentos e atitudes.
Tal associação torna o livro mais interessante, cada capítulo aborda um tema diferente e permite que o leitor possa ler um a cada dia a tempo de colocar em prática, ou escolher aleatoriamente o assunto que quer ler.
Para os leigos, eis um bom livro para iniciação à prática da meditação, pela sua simplicidade e praticidade. Para aqueles que vivem ocupados e alegam não ter tempo para isso, o autor nos convence de que é possível meditar 5 minutos que seja, e que não será nenhum sacrifício de nossas concorridas horas do dia-a-dia.
Aos que já eram adeptos a essa prática, este livro ainda pode servir muito de inspiração, podendo ser utilizado como um guia prático de meditação mais centralizada. Tá ansioso ou preocupado? Na página 113 eis a orientação: “Precisamos aprender a ter paciência. As coisas acontecem no momento em que devem acontecer. É inútil desperdiçar energia preocupando-se com resultados. A preocupação e a impaciência nos impedem de viver o momento presente e de apreciar a vida como ela é”. Logo em seguida, vem uma técnica de meditação voltada para este determinado problema, entre palavras que nos trazem grandes lições de vida.
Fato é que ao desfecho de cada capítulo, já estaremos meditando sem nem mesmo percebermos.
Na correria em que vivemos hoje, é preciso dedicar um tempo para esvaziar a mente e voltar mais para si mesmo, em prol do autoconhecimento e paz de espírito. Caso contrário, adoecemos. Assim, o livro esclarece a importância da meditação para o controle de nossas próprias emoções e para a conquista da verdadeira felicidade. Quem consegue colocar tudo em prática, faz jus ao título em português, não tenho dúvidas.