Home>Literatura>Estimule a leitura nas crianças com esses 10 livros

Estimule a leitura nas crianças com esses 10 livros

Elas adoram ouvir boas histórias? Aproveite este dia 12 de outubro para presentear com aventuras e aprendizados

Ninguém duvida de que a leitura é transformadora e, quanto antes estimulada, maior a chance de se tornar um hábito na vida adulta. Além de entreter, aprimora o processo cognitivo, estimula a imaginação e melhora o repertório linguístico dos pequenos no processo de alfabetização.

Inclusive, quando a leitura é mediada pelos pais ou responsáveis, esse pequeno ato pode ajudar o pequeno leitor a superar com menos dificuldade processos bastante específicos da infância, como medo e frustrações, controle da ansiedade, compreender o luto e, até mesmo, largar a chupeta ou a fralda.

Os chamados livros-função, além de histórias ilustradas e divertidas, são fundamentais para desenvolver o aprendizado infantil de forma lúdica na fase de crescimento. Para este Dia das Crianças, 12 de outubro, descubra dez opções de obras do selo Caminho Suave, do Grupo Editorial Edipro, para presentear:

 

Tem um monstro no seu livro

O músico e autor best-seller Tom Fletcher, juntamente com o ilustrador Greg Abbott, criou um monstrinho que fará os leitores se apaixonarem – e quererem brincar com ele sem parar. Para deixar os seus pequenos monstrinhos bem aconchegados antes de dormir! (Onde encontrar: Amazon)

 

 

O menino que entrou dentro de si mesmo

Um menino triste encontra a felicidade quando entra no seu coração, vê seus pensamentos negativos e descobre que nem sempre precisa segui-los! E, assim, seu coração fica mais alegre! Toda criança tem pensamentos negativos, pesadelos e medos. Aqui, a criança aprenderá a olhar para seus pensamentos e desenvolver uma nova atitude frente a eles. (Onde encontrar: Amazon)

 

Meu livro de planetas

Com Meu livro de planetas, os pequenos astrônomos ficarão animados ao conhecer o enorme universo que nos cerca. As crianças poderão viajar pelo Sistema Solar por meio de fotos incríveis e explicações simples sobre o que torna cada planeta tão especial. Vista o seu traje espacial agora mesmo! Há muitas coisas a serem descobertas! (Onde encontrar: Amazon)

 

O fio invisível

Assim como os adultos, boa parte das crianças não sabe como lidar com os sentimentos de separação, perda, luto e solidão. Para ajudá-las a encarar este processo, a autora e palestrante inglesa Patrice Karst, best-seller com mais de um milhão de cópias vendida no mundo,escreveu essa obra para todos que têm amor no coração. (Onde encontrar: Amazon)

 

A semente da compaixãoDa autoconfiança nasce a compaixão, e da compaixão brota a força. O 14º Dalai Lama já foi uma criança, e sua mãe, a primeira a lhe ensinar compaixão. Conhecendo a infância de Sua Santidade, aprenderemos a cultivar este sentimento e fazer crescer o amor no mundo. Pela primeira vez, Dalai Lama escreve diretamente às crianças em um texto simples e poderoso, com ilustrações vibrantes de Bao Luu. (Onde encontrar: Amazon)

 

A mágica da respiração

Todos nós vivemos dias difíceis de vez em quando. Temos sentimentos desagradáveis, como raiva, medo, solidão ou até uma tristeza mais profunda. Respire junto com esta história para descobrir algo que você já faz e que tem um poder mágico de transformar seus dias. O livro inclui também um guia com técnicas de atenção plena (mindfulness) para crianças. (Onde encontrar: Amazon)

 

Careta pra chupeta!

É só o menino estar com a chupeta que todo mundo faz careta pra ele. Cansado de tanta cara feia, tem uma ideia: guardar em uma caixinha todas as chupetas que encontrar. Será que agora as caretas vão acabar? Reúna coragem e embarque também nesta aventura inspirada na vivência que a autora Maíra Lot Micales teve como mãe. Além da diversão, o livro contém um guia detalhado, escrito pelo odontopediatra Daniel Korytnicki. (Onde encontrar: Amazon)

 

Cocô, Xixi e Pum

Quando o Cocô, o Xixi e o Pum se encontraram, fizeram uma bagunça e tanto! É que eles descobriram que tinham o mesmo sonho: não queriam mais morar nas fraldas nem ficar manchando colchões por aí. O desfralde é sempre um momento desafiador, tanto para as crianças quanto para os responsáveis. Inspirado na vivência que a autora Maíra Lot Micales teve como mãe, este livro vai arrancar muitas risadas do pequeno leitor e incentivá-lo a tomar coragem para abandonar as fraldas de uma vez por todas.  (Onde encontrar: Amazon)

 

O rei descalço

Era uma vez um jovem rei chamado Ricardo. Ele tinha um bom coração, mas era um tanto distraído. Certo dia, enquanto caminhava descalço pela rua e olhava para o céu, bateu o pé numa pedra e se machucou. Frustrado, tomou uma decisão: queria cobrir todo o reino com couro para que ninguém nunca mais se ferisse. Só que ele não imaginava que sua ideia causaria tanta confusão. Por meio de uma fábula encantadora e ricamente ilustrada, O rei descalço, do educador Andrew Jordan Nance, aborda questões fundamentais, como aceitação, compaixão, modos de lidar com frustração e o desenvolvimento pleno da atenção. (Onde encontrar: Amazon)

 

O segredo do dedo

Dá para fazer muita coisa com o dedo: contar, desenhar, cutucar, escrever… Mas o menino desta história tem um segredo: ele chupa o dedo. Agora que cresceu, resolveu parar. Será que vai conseguir? Reúna coragem e embarque nesta aventura! Inspirada na vivência da autora Carla Bettelli, a obra mostra um método eficiente para ajudar a interromper o hábito e também conta com um guia de dicar detalhado, escrito pelo odontopediatra Daniel Korytnicki. (Onde encontrar: Amazon)v

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta