Home>Cultura>Artes>10 dicas para tirar boas fotos

10 dicas para tirar boas fotos

Você sabe tirar belas fotos? Todos nós conhecemos o poder da boa fotografia para encantar e inspirar

 

É por meio deles que registramos eventos importantes e expressamos nossas visões para o mundo – principalmente depois que as redes sociais afetaram o cotidiano das pessoas. Como uma foto vale mais que mil palavras, damos algumas dicas para você começar a tirar ótimas fotos hoje mesmo. Confira!

Mantenha a lente sempre limpa

O foco é fundamental para capturar imagens nítidas. Muitas vezes, no entanto, não é o foco que causa a degradação da imagem, é a lente. Antes de tirar fotos, use um pano que não mancha para limpar a lente suja ou qualquer poeira e manchas remanescentes.

Ajuste de foco

O que você quer destacar na sua foto? Escolha seu foco e certifique-se de que o registro saia como imaginado.

Escolha um local com luz

Locais bem iluminados – principalmente luz natural – são os melhores lugares para tirar fotos de alta qualidade, principalmente se você não souber muito sobre a imagem, mas tome cuidado para não estourar a foto, ou seja, superexpor!

Mantenha as mãos firmes ao fotografar

Esse é um dos motivos da foto ficar desfocada: ela não deixa a câmera ou o telefone firmes. Se você não tiver um tripé ou superfície de câmera no dispositivo, segure a câmera ou o telefone com as duas mãos.

Evite usar flash

O flash é importante na hora de tirar fotos, mas tome cuidado para usá-lo corretamente e corre o risco de a foto ficar muito plana e dar um efeito muito artificial.

Preste atenção ao enquadramento

Você conhece a regra dos terços? Seja na pintura ou na fotografia, é um recurso simples e amplamente utilizado para a criação de composições harmoniosas.

Configure seu telefone para ter alta resolução

Se você usar o telefone para tirar fotos, se o dispositivo estiver configurado para tirar fotos de alta resolução. Isso vai te ajudar na hora de editar ou até mesmo imprimir seus registros.

Cuidado com os cenários

Ao tirar fotos, preste atenção ao seu entorno, não apenas à pessoa ou objeto que está sendo fotografado. Considere as configurações e evite incluir muitas informações na imagem, como objetos vinculados em segundo plano.

Evite usar escala

Ao usar o zoom digital, suas fotos podem perder a qualidade e não ficar como você esperava. Por isso, opte por estar mais perto ou mais longe do objeto que deseja fotografar para manter a qualidade da foto.

Aprimore seu olhar fotográfico

Uma composição que só um bom fotógrafo consegue captar. Isso porque ele conseguiu fugir do óbvio e enxergar a beleza de uma forma única. Assuma riscos e aposte em diferentes ângulos enquanto atira.

 

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta