Home>Cultura>Filme inédito na TV fala de aborto legal na América Latina

Filme inédito na TV fala de aborto legal na América Latina

O Mês da Mulher costuma trazer reflexões sobre direitos e sobre o papel feminino na sociedade. O Curta! faz sua contribuição ao debate, exibindo com exclusividade pela primeira vez na TV o documentário “Verde-Esperanza: Aborto Legal na América Latina”, de Maria Lutterbach, que apresenta um panorama do acesso ao aborto seguro no Brasil, na Colômbia e na Argentina.

O longa começa com histórias tristes que estiveram nos noticiários brasileiros recentes: meninas e adolescentes que, embora violentadas — uma das poucas condições em que o aborto é permitido no Brasil —, foram impedidas de interromper a gravidez. A conclusão é a de que o acesso a esse direito é, sobretudo, dificultado a meninas e mulheres negras e socialmente vulneráveis, que são constantemente vítimas de diversas violências. Elas também são a parte mais significativa da estatística de morte em procedimentos feitos de forma ilegal e perigosa em espaços clandestinos. Assista ao trailer ao final do texto.

Em seguida, o filme parte para Colômbia e Argentina, países em que o aborto legalizado é um direito. Em ambos, a mulher não precisa justificar os motivos pelos quais deseja interromper a gravidez e ainda lhes são oferecidas opções de procedimentos seguros. Porém, cada país encontrou sua maneira de chegar a essa realidade: na Argentina, através da luta de movimentos sociais; na Colômbia, através de decisão favorável da Suprema Corte — solução que parece estar mais próxima da realidade brasileira atual.

“Verde Esperanza: Aborto Legal na América Latina” também está disponível no Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na Claro TV+ e em CurtaOn.com.br — novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita de todo o conteúdo da plataforma. A estreia é na Sexta da Sociedade, 10 de março, às 21h.

 

Sobre o Grupo Curta!

O Grupo Curta! tem como missão a difusão de conteúdos audiovisuais relevantes nas áreas de artes e humanidades, sejam brasileiros ou estrangeiros, através da TV linear (canal CURTA!), de plataformas de streaming de operadoras de telecom e da internet. A curadoria de conteúdos é, portanto, o motor central do grupo e foi uma das que mais aprovaram projetos originais para financiamento da produção pelo Fundo Setorial do Audiovisual: já foram mais de 125 longas documentais e 872 episódios de 77 séries que chegam ao público em primeira mão através de suas janelas de exibição:

Curta!On, o clube de documentários do Curta!, na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br, conta com mais de 800 filmes e episódios de séries documentais, organizadas por temas de interesse como Música, Artes, MetaCinema, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Mitologia e Religião, Sociedade e Pensamento. Há também pastas especiais com novidades – que estreiam a cada mês –, conteúdos originais exclusivos, biografias, além de uma degustação para quem ainda não é assinante do serviço.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta