Home>Principal>Torrey Peters é Finalista do Lambda Literary 2022

Torrey Peters é Finalista do Lambda Literary 2022

Autora também foi indicada pela obra Destransição, babyao Women’s Prize for Fiction e se tornou a primeira mulher trans

 

Torrey Peters, autora de Destransição, baby, é finalista do Lambda Literary 2022, na categoria ficção transgênero. A premiação norte-americana existe há 30 anos e homenageia anualmente obras publicadas sobre a temática LGBTQIAP+.

Lançada nos EUA e no Reino Unido em janeiro de 2021 e pela Tordesilhas Livros em novembro do mesmo ano, a obra marca a estreia da autora tanto no mercado literário internacional quanto no Brasil. No ano de estreia, Destransição, baby foi um dos semifinalistas do Women’s Prize for Fiction, tornando Torrey a primeira mulher trans a receber uma indicação ao prêmio.

Até agora, a obra já recebeu resenhas e indicações de veículos como The New York TimesThe New YorkerThe GuardianMarie Claire e Vogue e de personalidades como Chris Kraus, autora de Eu amo Dick, Elif Batuman, autora de A idiota e Carmen Maria Machado, autora de O corpo dela e outras farras e Na casa dos sonhos.

Em Destransição, baby, o cotidiano das pessoas trans é colocado em foco, unindo discussões já tratadas em romances a questões particulares da comunidade, por meio da relação entre os três protagonistas: quando Ames, que destransicionou de gênero, engravida Katrina, uma mulher cis, ele convida sua ex e mulher trans, Reese, para participar da criação do bebê.

Indo além da importância para a comunidade LGBTQIA+ em termos de representatividade, o retrato apresentado no livro abre discussões acerca de outros temas, como parentalidade, gravidez, aborto, sexo, divórcio e papéis de gênero.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta