Home>Política e Sociedade>O que é Governo

O que é Governo

O governo de um país basicamente é um organização que possui diversas funções. O governo defende a nação dos países externos e mantém a ordem dentro dele, além de entregar serviços para o seu povo.

Em troca disso, a população desse país paga impostos para esse governo. Ela também tem que obedecer todas as normas do mesmo, que são as leis. Porém, um governo é mais complexo que isso. Confira um pouco mais sobre essa instituição.

 

Poderes do governo 

De forma resumida, o governo possui três poderes: executivo, legislativo e judiciário. O executivo é quem impõe as leis e é responsável por administrar boa parte dos órgãos do governo.

Já o legislativo é aquele que elabora as leis vigentes naquele país, enquanto o judiciário aplica as mesmas, além de ser o responsável por fazer os tribunais funcionarem. Ambos os poderes trabalham em conjunto para manter a nação em ordem.

 

Formas de governo 

Ao longo da história os governos foram estabelecidos de formas variadas. Porém, os governos mais modernos se enquadram em poucos tipos na sua maioria. Confira esses tipos:

 

Democracia

Uma das principais formas de governo, a democracia é considerada como o modelo do povo, feita pelo povo e para o mesmo. No modelo de democracia direta, os cidadãos daquele país participam das votações. São todas as pessoas, sem exceção.

Já nos países de democracia moderna é adotada a forma representativa dessa característica. Nesse tipo, as pessoas decidem votar para eleger os seus representantes, que são os responsáveis por decidir pelo povo.

No modelo democrático as pessoas são livres para criar partidos políticos e outras organizações com caráter político para reivindicar seus direitos e desejos.

 

Sistema presidencialista

Esse é o sistema mais comum em repúblicas, ou seja, países sem rei ou rainha. Podemos usar como exemplo o Brasil, onde temos um sistema presidencialista há muitos anos. Nesse sistema os poderes legislativos e executivos são separados. A população é responsável por eleger os seus representantes para a legislatura, ou seja, para um órgão que faz a elaboração das leis.

Eles também são responsáveis por eleger um presidente para assumir o papel de chefe do poder executivo. O presidente não pode assumir nenhum cargo no poder legislativo, pois o presidente não pode formular leis. Ele deve obedecer às leis impostas também, não tendo um poder absoluto.

 

Sistema parlamentarista

Países como a Suécia, Índia, Grécia e Inglaterra adotam o sistema parlamentarista. Outros também adotam esse tipo de governo, que diferente do sistema presidencialista os poderes executivo e legislativo não são separados.

A população é responsável por eleger os membros da legislatura, que é chamada de parlamento. Eles não elegem o chefe do poder executivo, que é conhecido como primeiro-ministro. Em geral, o primeiro-ministro é o líder do partido mais forte que compõem o parlamento.

 

Monarquia

A mais de centenas de anos atrás, praticamente todos os países do mundo seguiam o sistema monarquista. A monarquia é comandada por um monarca, que é nada mais nada menos que um rei ou rainha. Eles não são eleitos por ninguém, pois herdam esse título das suas famílias.

Na monarquia absolutista, esse monarca possui um poder ilimitado. Ainda existem alguns monarcas absolutistas pelo mundo, porém boa parte são considerados modernos, como é o caso do Reino Unido, onde existe um poder constitucional, ou limitado.

 

Ditadura

Existe também a ditadura, onde o governante não é um rei mas possui poderes absurdos. Esses são os ditadores, que mandam e desmandam nas leis e ordem de um país. Vários ditadores conquistam o poder através de um golpe.

Estando dentro do poder, assumem o título de presidente e comandam o país. Em alguns regimes os líderes são generais do exército, como foi durante a ditadura no Brasil, iniciada em 1964. 

Essas são as ditaduras militares, muito comum na América Latina no século XX.

Alguns países têm um governante que não é rei, mas possui poderes ilimitados. Em um regime ditatorial, somente o próprio partido do ditador possui a permissão para existir, e o poder é concentrado por tempo indeterminado nas mãos do mesmo. 

 

Níveis de governo 

Nos países modernos o povo vive sob diversos níveis de governo ao mesmo tempo. No Brasil, por exemplo, as pessoas vivem em um município ou cidade, que fica dentro de um estado, que fica dentro de um país.

Muitas nações, como a França e o Japão, por exemplo, possuem um sistema de governo unitário. Nesse tipo de governo ele funciona de forma nacional supervisionando os governos locais. Alguns governos unitários permitem que as áreas locais elejam alguns de seus líderes. Em outros, o governo nacional escolhe os líderes locais.

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta