Home>Cultura>O que é Cultura e sua Importância

O que é Cultura e sua Importância

Com um conceito amplo e muito falada, cultura é a representação de grupos de pessoas e nacionalidades. Entenda agora o que é e porque ela é tão importante

 

Cultura tem um conceito muito amplo, mas representa basicamente o conjunto de crenças, costumes e tradições de certo grupo da sociedade. Ela é ligada por meio da comunicação ou imitação por parte das gerações seguintes. Deste modo, a cultura representa todo o patrimônio social de determinado grupo sendo a soma dos padrões de comportamentos humanos e que se relaciona com conhecimentos, atitudes, valores, crenças e outros quesitos.

Ela também pode ser definida como um comportamento por meio de aprendizagem social. Essa dinâmica faz da cultura uma ferramenta muito poderosa para a sobrevivência dos seres humanos e se tornou foco central nos estudos antropólogos desde as pesquisas de Edward Taylor. Confira um pouco mais sobre as questões que se envolvem com a cultura e sua pluralidade.

 

Cultura na Sociologia

A cultura dentro da sociologia representa um conjunto de tradições e saberes de determinado povo. Estes são produzidos por interação social entre as pessoas da sociedade ou da comunidade. Por meio das necessidades humanas é que vão sendo criados e moldados os comportamentos e padrões que geram determinada organização e estrutura social.

Vale ressaltar que cultura nenhuma deve ser considerada maior que outra. O que existe na sociedade são diferenças de culturas entre os variados grupos. Ao fazer um juízo de valor sobre um aspecto externo de sua cultura, podemos estar sendo etnocêntricos, que quando ocorre consideramos as condutas e hábitos a que pertencemos superior às de outras pessoas, gerando preconceito.

 

Tipos de Cultura

Existem variadas culturas ao redor do mundo, porém elas possuem sempre algo em comum: o seu tipo. Existem diversos tipos de culturas, mas decidimos separar 7 para explicar como cada um funciona e quais são suas características. Confira:

 

Cultura de Massa

É cultura de massa quando o conjunto de valores e ideias se desenvolvem tendo como um ponto de partida a mesma notícia, arte, música ou mídia. Essa cultura é transmitida sem considerar as especificidades regionais ou locais. 

A cultura de massa costuma ser utilizada par promover o hábito do consumo entre as pessoas, sendo o comportamento típico do sistema capitalista, que foi se expandindo de forma drástica a partir dos séculos XIX e XX.

 

Erudita

Se diferenciando da cultura de massa, essa é o resultado de conhecimentos adquiridos através do estudo e da pesquisa nos mais diferentes espaços. Essa cultura não é ofertada de forma massiva, e está disponível para poucas pessoas. Ele representa uma maneira diferenciada social permitida pelo acesso ao conhecimento. Temos como exemplos dessa cultura os concertos, apresentações de teatro e até exposições de arte.

 

Popular

A cultura popular é ligada de forma íntima com os sabores e tradições. Eles são determinados pelos povos, como as festas e o folclore, por exemplo. Essa cultura se difere totalmente da cultura erudita pois ocorre de maneira orgânica e espontânea. 

 

Material

A cultura material representa todo o conjunto de patrimônio histórico e cultural formado pelos elementos concretos que ao passar dos anos foram construídos pelos humanos. Temos como exemplos dessa cultura os elementos arquitetônicos, como as igrejas e museus, além dos objetos de uso coletivo e pessoal, como as obras de arte ou vestimentas.

 

Imaterial

Ao contrário da cultura material, essa é formada por elementos intangíveis. A cultura imaterial é a que representa o conjunto de tradições, hábitos, técnicas, saberes, costumes e comportamentos de determinado grupo. 

Essa cultura é considerada patrimônio cultural e é transmitida de geração para geração. As lendas folclóricas, os rituais, feiras populares, culinária e dança são os principais exemplos de cultura imaterial.

 

Organizacional

Também conhecida como “cultura corporativa”, é a cultura que reúne um conjunto de elementos ligados a valores, comportamentos de uma organizações e as missões da mesma. Dentro da globalização e dos estudos do mercado, essa cultura foi determinando padrões de operações e funcionamento, por exemplo, dentro de uma empresa.

 

Corporal

Essa é a cultura que analisa o comportamento dos humanos nos seus diferentes grupos. A cultura corporal reúne práticas ligadas ao movimento, como as danças, as atividades, festividades, os jogos e até mesmo o comportamento sexual.

 

A importância para o país

A cultura nacional é resultado da mistura racial e étnica que constituem o Brasil desde a invasão dos europeus. A diversidade da cultura no Brasil foi influenciada por quatro grupos:

  • Colonos portugueses;
  • Os índios que já viviam antes da chegada de Pedro Álvares Cabral (1467-1520);
  • Os negros africanos que foram escravizados;
  • Os europeus que chegaram principalmente ao fim do período de exploração da mão de obra não remunerada.

Se diferenciando de boa parte dos países que passaram por processo colonizador, o Brasil é bastante marcado pelo fator miscigenação, uma condição que influencia de forma direta a cultura do país. Existem comportamentos que são resultados de inúmeros grupos. Conseguimos ver isso nas festas, crenças e regras de etiqueta.

A língua portuguesa, que é um elemento essencial da unidade brasileira, também se encontra entre os pontos destacáveis da cultura do Brasil Como consequência das dimensão da geografia do país, os variados grupos que se estabeleceram Brasil afora influenciaram a língua de forma particular.

Dessa forma, existem as expressões e entonações que indicam determinadas regiões do Brasil. Embora a língua ainda seja a mesma, ela é pronunciada de formas diferentes no sudeste, norte, sul, centro-oeste e nordeste. Todas diferem do português que falam em Portugal.

Para saber mais – Brasil Escola

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta