Home>Notícias>Projeto Caravana de Leitura Inicia Projeto Online

Projeto Caravana de Leitura Inicia Projeto Online

Projeto Caravana de Leitura traz palestas e oficinas on-line para incentivo e democratização da literatura.

 

Atividades sobre literatura, conversas com os autores e algumas palestras focadas na multiplicidade das culturas são umas das diversas ações que fazem parte do projeto “Caravana de Leitura”.

Essa é uma ação para a circulação da literatura que possui como uma estratégia fazer a democratizar o acesso aos livros e causar estímulos e também o incentivo para as crianças com idade entre 7 aos 14 anos.

Nesse sentido, o projeto pretende criar um incentivo para essas crianças através do contato delas com autores do Rio.

 

Diversas ações online

Serão feitas 18 ações online gratuitas. Elas possíveis de serem acessadas por meio das mídias sociais da a partir do dia 29 de janeiro de 2021.
 
Além disso, projeto prevê também a capacitação para os professores e para os agentes da leitura de toda a Rede das Bibliotecas Comunitárias. Além disso, criar pontos para leitura e os projetos com a produção das videoaulas, web conferências. Serão também entregues kits para as 10 Bibliotecas Comunitárias. Esses kits já possuem equipamentos digitais, e-books e também os livros impressos.
 
Segundo a coordenadora do projeto, Benita Prieto, a iniciativa contribui para uma melhoria de toda a educação e o incentivo da leitura. Isso se dará através de uma formação dos professores e dos mediadores das leituras e a divulgação de autores do Rio e das suas obras para as crianças e adolescentes. “A Caravana é uma oportunidade para valorizar os autores que moram no Rio de Janeiro e compartilhar suas obras”, afirma Benita.
 
Portanto, o projeto irá contribuir muito para a missão dos mediadores das leituras: que os livros saiam da estante, e venha a ser lido” afirmou Benita.

 

Especialistas participarão de encontro

A iniciativa permitirá encontros com especialistas em literatura e profissionais dos livros. Além disso, é uma raríssima oportunidade para poder ouvir e obter conhecimento com inúmeros profissionais do ramo. A lista é imensa, e valerá super a pena obter conhecimento com esses mestres e mestras.    
 
Na lista das palestras, há temas como as “Africanidades” e a “Mitologia indígena brasileira”. Ambos, temas com bastante histórico e que acabam despertando enorme interesse do público. 
 
Além disso, a programação conta com oficinas com as temáticas que vão permitir uma ampliação do conhecimento para todos os profissionais da área.
 
Em suma, o projeto é uma iniciativa contemplada pela Lei Aldir Blanc. O projeto é reproduzido pelo Prodarte e possui o apoio do Ações & Conexões.

Confira as ações realizadas pelo projeto

 

Primeira ação – capacitação para professores, agentes da leitura, pontos de leitura e incentivo ao hábito da leitura. Ocorrerá por meio das videoaulas e das web conferências.
 
Segunda ação – Atividades de literatura: apresentação das narrações de histórias disponibilizadas para as crianças atendidas pelo projeto.
 
Terceira ação – Palestras com a temática no campo das multiplicidades no âmbito cultural.
 
Quarta ação – Bate papo com os autores fluminenses através de lives.
 
Quinta ação – Kit para as 10 Bibliotecas Comunitárias contendo os equipamentos digitais, vários ebooks, alguns aplicativos e os livros impressos.

Para acompanhar todas as atividades, deve-se fazer uma inscrição no site do evento, clicando aqui. Toda a programação é de graça e você pode conferir no site do evento.

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta