Home>Literatura>O que é brochura? Entenda como escolher um livro

O que é brochura? Entenda como escolher um livro

Quando você vai comprar um livro, você pensa em qual comprar? Se é brochura ou capa dura? Neste post, contaremos mais sobre o livro brochura, seus pontos positivos e negativos.

Brochura é um tipo de encadernação, feita normalmente com papel fotográfico ou cartolina, no processo intitulado brochagem. Este termo se refere a uma série de operações que acontece desde a organização das páginas, até a sua reunião com a capa.

Para ficar claro, em oposição ao livro brochura, está o livro de capa dura (também conhecido como hardback).

Brochagem manual ou mecanizada?

A brochagem pode ser feita de maneira manual ou mecanizada. A brochagem manual pode ser feita em casa, com os utensílios corretos para garantir uma boa fixação dos papéis da capa ao miolo do livro.

Para baratear o processo de fabricação do objeto, algumas editoras independentes recorrem a uma encadernação manual. Além de manter o valor do livro mais baixo, a brochagem manual também transforma o processo de encadernação, em arte. Como exemplo, leia este artigo da EduK a respeito. 

Já a brochagem mecanizada é feita em gráficas especializadas, com o objetivo de promover agilidade na produção do livro. Neste caso, as editoras enviam os livros para serem brochados em grandes quantidades.

Como vimos, brochagem é o processo de unir as folhas que compõem o livro à sua capa. Esta união pode ser feita via costura ou colagem, através da lombada.

Veja a foto abaixo para entender as partes de um livro. 

Partes de um livro – Editora Visão

É um trabalho que exige atenção e um olhar minucioso, para evitar que a colagem da folha da capa fique torta, ou com muita cola, por exemplo. 

Vamos aos pontos positivos de comprar livro brochura?

  • O primeiro deles é o valor. Como sabemos, comprar livro no Brasil não é tarefa fácil, por isso, quando for comprar um, tenha em mente que os com capa brochura são mais baratos.
  • Se o livro é recém lançado, uma sugestão é aguardar um tempo até que novas reimpressões sejam feitas. Por ser uma impressão mais barata, as editoras costumam fazer uma segunda leva dos livros em formato brochura. 
  • Outro ponto positivo do livro brochura é seu peso. Ele é leve e uma ótima opção para se levar em viagens, já que ocupa menos espaço na mala. Imagina levar dois livros capa dura na bagagem!
  • O livro brochura é mais flexível, e permite maior facilidade com o manuseio das páginas, além de ser mais fácil de segurar com uma mão só. 
  • O bom do livro brochura também é o fato de ter orelha, uma opção para quem não tem em mãos um marcador, e não quer dobrar a página.

E você? Tem preferência por livros brochura, ou prefere comprar os de capa dura?

Liv
Mestranda em Literatura e Crítica Literária. Me considero uma pessoa multipotencial, com gostos e interesses diversos. Mudo de trabalho, troco de bairro e deixo amigos de lado, mas livros e literatura nunca saem da minha vida.

Deixe uma resposta