Um Olhar Sobre o Barroco nas Artes

Muito mais do que uma escola literária, o Barroco marcou forte presença no Brasil, principalmente em MG e BA. Saiba mais no post!

Barroco é uma corrente estética que surgiu na Itália do século XVI abrangendo também parte do século XVIII. Sua principal característica é a prioridade aos elementos tradicionais da Antiguidade, por isso é um estilo considerado muitas vezes como a continuação do Renascimento. Alguns dos artistas mais conhecidos foram o Rembrandt e o Velásquez.

O dicionário define “Barroco” como sendo uma pérola de formato assimétrico, a partir do fato de que “barochio”, do italiano, significar engano e “baros” significar pesado, do grego. A obra “O Juízo Final”, de Michelangelo, foi uma das que mais deram visibilidade ao movimento. Entre os traços do Barroco, principalmente nas artes plásticas, existem:

  • Efeitos claramente visuais, como curvas e contracurvas
  • Fortes contrastes entre luz e sombra
  • Pinturas ilusionistas, por meio de recursos de profundidade 
  • Enfoque no emocional, tendo como propósito impressionar as sensações do observador
  • Acabamentos muito detalhados 
  • Abordagem de figuras bíblicas ou mitológicas 
  • Expressões dramáticas nas esculturas 

Barroco no mundo 

Depois da sua conceituação na Itália, o movimento foi ganhando outros países da Europa. Um dos destaques foi Caravaggio, o pintor que quebrou a mesmice do Maneirismo com a pintura barroca. Trabalhou com o realismo, secularizou os elementos religiosos nas artes plásticas e também utilizou muito das profundidades nas pinturas.

Quanto às esculturas, Gianlorenzo Bernini foi um dos grandes nomes. Foi artista, arquiteto e cenógrafo que fez o baldaquino e a cadeira de São Pedro, presentes na Basílica de São Pedro, no Vaticano.

Já os portugueses passavam por uma crise socioeconômica no século XVI, o que contribuiu para que aderissem ao Barroco. A Espanha foi outro país muito influenciado pelo Barroco italiano, inaugurando o recurso de teatralidade na pintura. 

O Barroco na Holanda foi um pouco diferente, já que o país havia convertido muitas pessoas ao luteranismo, então o que dominava nas obras barrocas eram as paisagens e naturezas-mortas. Na França, o Barroco foi restrito à família real. O Barroco francês expressava um desprezo às pessoas humildes e comuns já que abordava mais a monarquia e os luxos da nobreza.

Barroco brasileiro: as novas artes plásticas 

O Barroco chegou no Brasil inicialmente por meio do trabalho dos jesuítas. Mas depois que foram descobertas nossas minas de ouro e pedras de valor, a produção artística começou a ser alavancada por esse capital, por isso o maior destaque foi em Minas Gerais. 

O resultado disso foram igrejas cujas esculturas eram banhadas a ouro, em cidades como Ouro Preto e Diamantina. Até hoje o turismo dessas cidades é baseado nesse movimento artístico. Já a Bahia foi outro estado que também se destacou com a chegada do Barroco, já que era um centro econômico naquela época. Houve também muito uso do ouro para a elaboração de esculturas sacras.

Quanto ao Barroco brasileiro, podemos destacar:

Mestre Ataíde

Pintor e professor que espalhou obras em Minas Gerais. Combinava cores vivas, adicionava traços mestiços aos anjos e santos e foi parceiro de trabalho de Aleijadinho.

Aleijadinho

Antônio Francisco Lisboa foi o mais importante escultor brasileiro. Seu estilo mesclava Barroco e Rococó e para alguns estudiosos estrangeiros é o maior nome do Barroco americano. Com apenas 40 anos desenvolveu uma doença que deformava seus pés e mãos, o que o fez esculpir com instrumentos amarrados aos punhos.

A Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um site para que qualquer um pudesse conferir parte da obra do Aleijadinho. Acesse o ambiente 3D e contemple algumas estátuas que foram retratadas da forma mais fiel possível. 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.