Home>Cultura>Inhotim – um passeio na história

Inhotim – um passeio na história

Inhotim é um museu a céu aberto que tem se destacado entre os demais museus do mundo. Segundo sites especializados, Inhotim conta com ótimas avaliações de visitantes que, desde sua inauguração, conta com cerca de três milhões de pessoas.

Antes de começarmos a falar um pouco mais sobre esse museu que conta um pouco da história do Brasil, gostaria de mencionar o por que desse nome. Sejamos francos, é um nome bem diferente para um museu de arte, não é verdade?

Esse museu foi idealizado por Bernardo Paz, um empresário do ramo de siderurgia e mineração que era tão apaixonado pela arte que acabou casando com uma artista plástica, Adriana Varejão que deu mais razão para sua coleção de arte que já contava com grandes nomes da arte mundial.

Mas, esse não é o ponto neste momento e vemos falar sobre esse nome bem diferente para um museu de arte tão conceituado como este. O museu de arte Inhotim está situado na cidade de Brumadinho/Minas Gerais, um pouco afastado de onde aconteceu o acidente com a Valle. 

Dizem que a fazendo onde funciona o museu era uma mineradora e quem tomava conta do negócio era uma pessoa chamada Timothy, sendo patrão, era mais conhecido como senhor Tim e, utilizando o trato que os brasileiros costumavam utilizar no século XIX, Inhô Tim. Entendeu a origem do nome?

 

Inhotim: que tipo de museu é esse?

Podemos afirmar que, o museu de arte Inhotim é um museu bem diferente de muitos que conhecemos por aí. Em 2011, devido a sua variedade de botânica e sua importância para o mundo em termos de natureza, acabou ganhando a alcunha de jardim botânico.

E conta com uma diversidade muito grande de amostras da natureza de diversas partes do mundo, incluindo a raríssima flor-cadáver, natural na Ásia. O museu Inhotim é o único local na América Latina a contar com essa flor gigantesca.

O Instituto já nasceu com esse propósito, afinal de contas, ele está dentro dos domínios da Mata Atlântica, mas a curiosidade do local não para por aí. Durante muito tempo, as espécies expostas no museu eram reservadas em cubos brancos que as deixavam a parte de tudo.

Mas no ano de 2010 os cubos brancos foram substituídos por transparentes e todas as espécies em exposição acabaram se integrando à natureza e a beleza da Mata Atlântica que envolve todo o complexo. 

E falando em instalações. Inhotim conta com cerca de 96,87 hectares que foram muito bem aproveitados com: galerias, jardins, edificações, cinco lagos ornamentais, fragmentos de mata e com 3,5 hectares dedicados para um espelho d’água. 

E neste momento vem a pergunta: que tipo de museu é esse? Você só falou sobre plantas? Bom, como disse no começo do texto, Inhotim foi criado por um colecionador de obras de artes e muitas delas, se encontra nas galerias que formam Inhotim.

 

Quais obras e artistas podemos encontrar no Inhotim?

A ideia de criar o museu começou em 2004 quando, Bernardo Paz, começou a se desfazer de suas obras de artistas modernistas, quer dizer, não é bem desfazer das obras, mas sim, compartilhá-las onde estão atualmente, ou seja, em Inhotim e algumas obras que lá estão podemos encontrar: Guignard, Di Cavalcanti, Portinari e por aí vai.

E se você acha que só encontrará esses nomes por lá, não se deixe enganar, o museu de arte conta com dezoito galerias com diversas obras de vários artistas, estrangeiros e nacionais. Por isso, se você é amante da arte e da natureza, Inhotim é o lugar ideal para o encontro dessas duas paixões.

 

Como chegar ao museu de arte Inhotim e mais algumas informações

Para encontrar a localização do Inhotim é muito fácil, por se tratar de um site bem organizado, você pode inserir sua localização e o sistema lhe dará o melhor e mais rápido caminho. Quanto aos ingressos, entre outras informações, veja abaixo:

O funcionamento do parque funciona de terça a sexta das 9h30 às 16h30 e sábado, domingo e feriado das 9h30 às 17h30, as segundas o parque é fechado. O valor do ingresso é de R$ 44.00, exceto nas quarta-feiras que a entrada é franca, isto é, quando não é feriado. 

O parque aceita pagamento com cartões e não se preocupe com hospedagem e alimentação, o museu Inhotim conta com uma ótima estrutura para proporcionar a você e sua família uma linda e prazerosa visita.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta