O termo Política ganhou diversos significados ao longo da história. Aqui, vamos trazer algumas ideias que condizem com o seu significado e a sua prática diária. Primeiro, é interessante pontuar a origem da palavra Política, nome de origem grega que está relacionada a Pólis (Cidades-estados grega.
Pense em toda a sua forma, organização). Platão e Aristóteles cuidaram de examinar e definir as formas de governo da época baseados em suas formas e execução.
Em todas as épocas surgiram entendimentos de vários pensadores para a política. Porém, é interessante ressaltar que todos observaram-na através do exercício de Poder, contextualizando com a formação de cada Estado, à sua época.
Como, ao longo do tempo, a política foi associada a ideia da prática e do exercício do poder ou relação de poder, tomemos esse “Norte” para entender a sua função. Partindo dessa questão, vamos dar destaque a esse *campo de estudos onde cientistas políticos norte-americanos definiram o poder em exercício como:
“a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”.
(Kaplan; Lasswell,1998; Dahl, 1976)
Refletindo e pontuando política no âmbito da organização da sociedade perguntamos, quem têm poder? Como se chega ao poder e como o exercemos?
É aí que entramos no núcleo da formação do Estado, ao governo, suas decisões, centralização e poder coercitivo. Olhando para a atualidade, a política também é lembrada e representada pela influência dos partidos políticos, governos e opinião pública.
Portanto, uma das funções principais da política é a prática do poder, sua hierarquização e influência através de representatividades seja de um indivíduo (que tenha personalidade, carisma, liderança, dinheiro), grupos, instituições sejam públicas ou privadas.