Home>Principal>Uma breve explicação sobre Política

Uma breve explicação sobre Política

O termo Política ganhou diversos significados ao longo da história. Aqui, vamos trazer algumas ideias que condizem com o seu significado e a sua prática diária.  Primeiro, é interessante pontuar a origem da palavra Política, nome de origem grega que está relacionada a Pólis (Cidades-estados grega.

Pense em toda a sua forma, organização). Platão e Aristóteles cuidaram de examinar e definir as formas de governo da época baseados em suas formas e execução.

Em todas as épocas surgiram entendimentos de vários pensadores para a política. Porém, é interessante ressaltar que todos observaram-na através do exercício de Poder, contextualizando com a formação de cada Estado, à sua época.

Como, ao longo do tempo, a política foi associada a ideia da prática e do exercício do poder ou relação de poder, tomemos esse “Norte” para entender a sua função. Partindo dessa questão, vamos dar destaque a esse *campo de estudos onde cientistas políticos norte-americanos definiram o poder em exercício como:

“a capacidade de influenciar o comportamento das pessoas”.

(Kaplan; Lasswell,1998; Dahl, 1976)

Refletindo e pontuando política no âmbito da organização da sociedade perguntamos, quem têm poder? Como se chega ao poder e como o exercemos?

É aí que entramos no núcleo da formação do Estado, ao governo, suas decisões, centralização e poder coercitivo. Olhando para a atualidade, a política também é lembrada e representada pela influência dos partidos políticos, governos e opinião pública.

Portanto, uma das funções principais da política é a prática do poder, sua hierarquização e influência através de representatividades seja de um indivíduo (que tenha personalidade, carisma, liderança, dinheiro), grupos, instituições sejam públicas ou privadas.

 

*Afirmação retirada do livro, O Estado na Teoria Política Clássica (Ed.: Intersaberes).
Juliana Rafaela Timóteo Mendonça
Mãe do Aquiles! Desde a infância, aventurava-se dando gargalhadas lendo gibis. Sem saber, ao longo do tempo, tornou-se livreira com amor e paixão. Agora vive um dia de cada vez e aprende sobre as letras com esse ritmo. Acha que somos matéria inacabada, sempre em construção. Anda em Política e Sociologia e patina, por vezes escorregando, nas artes.

Deixe uma resposta