Home>Principal>Jane Austen

Jane Austen

Em uma época em que as mulheres escritoras não eram bem vistas, Jane Austen nadou contra a maré, se tornando a escritora mais lida entre os soldados na primeira guerra mundial, e agora uma das mais lidas do mundo. Seus livros se tornaram filmes e séries de TV juntamente com suas obras e vida. Não é a toa que sempre falamos dela por aqui no Beco das Palavras.

A vida de privada de Jane Austen

Da jovem Jane Austen sabemos que, como a maioria das heroínas de seus romances, às vezes ela preferia se meter no campo ou rolar na grama do alto de uma encosta. Na companhia de seu irmão Henry – um ano mais velho que ela – ou de sua irmã Cassandra, sempre teve costumes tidos como inadequados para uma garota de sua época. Jane nunca fora fã de costurar, tocar piano ou cantar. Ela preferia a liberdade que os campos lhe ofereciam.

Sua educação não foi diferente daquela dada a qualquer garota da Grã-Bretanha do século XVIII. Consistia em ocupações artísticas e domésticas, indispensáveis ??para prepará-la para o seu futuro, o casamento. Na verdade, ela aprendia francês e italiano, canto (sem entusiasmo), desenho, costura e bordado, piano e dança.

Obviamente, de todas essas atividades, sua favorita era, de longe, a leitura. A pequena Austen também tinha paixão pelo teatro. O celeiro em dias de verão lhe servia de palco para as encenações.

Em 1782, Cassandra e Jane – que nunca se desgrudaram – foram enviadas para a escola. Primeiro para Oxford, depois para Southampton e, finalmente, para a Abbey School, em Reading.

Os estudos deram a elas bastante tempo livre, já que as meninas só tinham uma ou duas horas de trabalho todas as manhãs.

Sua educação terminou antes de seu décimo primeiro aniversário. De volta à Reitoria, as duas irmãs completaram os estudos graças às conversas em família e à biblioteca paterna que era notavelmente abastecida e à qual pareciam ter acesso irrestrito.

Foi nesse ponto que ela começou a escrever o que seu pai chamava de “contos em um estilo inteiramente novo”. Aos 18 ou 19 anos, ela escreveu seu primeiro romance, Elinor e Marianne. Então, acabou se apaixonando.

Durante as férias de Natal em 1795, ela conheceu Tom Lefroy em Hampshire. Em meados de janeiro, ele foi para Londres para estudar direito. Jane só o viu novamente no outono.

Não se sabe quase nada sobre o relacionamento deles até o outono de 1798, quando surgiram alguns elementos que sugeriam que o namoro – ou seja lá o que tinham tido – havia acabado.

A interrupção no mundo da literatura

De 1976 a 1978. Esses dois anos foram os mais ricos da vida de Jane: ela escreveu Orgulho e Preconceito.

Em seguida reescreveu Elinor e Marianne como As Razões e Sentimentos e, finalmente, Northanger Abbey, que terminou em 1799. Infelizmente, sua mente brilhante não trabalhou nos dez anos seguintes.

Seu silêncio poderia ser parcialmente atribuído à sua decepção no amor, mas a principal razão foi a mudança da família em 1801. Eles deixam Stevenson para se instarem em Bath, um lugar que Jane odiava.

Em dezembro de 1802, um jovem se ofereceu para casar com ela. Jane aceitou sua proposta de casamento, mas no mês posterior, ela desistiu.

Algum tempo depois, ela vendeu o Northanger Abbey para uma editora por um preço mínimo. O livro nunca saiu durante a sua vida.

Publicação e sucesso de vendas

1805 foi marcado pela morte de seu pai. No ano seguinte, Jane, sua mãe e irmã, mudaram-se para Southampton, onde permanecerão até o ano de 1809. Em seguida, mudou-se para Chawton, Hampshire província onde Jane decidiu lançar sua carreira de escritora.

Razão e Sensibilidade foi publicado em 1811, Orgulho e Preconceito em 1813 , Mansfield Park, escrito depois de mudar-se para Chawton em 1814 e Emma em 1815.

Ela completou Persuasão um ano antes de morrer, em 1817, de síndrome de Addison (insuficiência adrenal). Persuasão   e A Abadia de Northanger foram publicados postumamente.

Para ler mais sobre jane Austen, clique aqui.

 

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

6 thoughts on “Jane Austen

  1. Tbm adoro orgulho e preconceito tbm. Mas me irritei com Emma, pois achei a personagem muito mimada, chegava a ser insuportável ela. Voce teve essa impressão tbm?

Deixe uma resposta