Home>Cultura>Música>Sunday Bloody Sunday – História e Memória

Sunday Bloody Sunday – História e Memória

 

Tenho certeza que a maioria de vocês conhece a banda U2, ou pelo menos escutou alguma de suas músicas (mesmo sem saber, talvez, de quem era), ou já ouviu falar do grupo. Uma banda de tanto sucesso, ativa há tantos anos, é difícil passar despercebida.

U2 é minha banda favorita e, sendo assim, é difícil para mim escolher a música que mais gosto. São tantas histórias, tantos momentos da minha vida nos quais me identifiquei com alguma letra, tantas mensagens fortes transmitidas pelas músicas, que realmente é difícil destacar só uma. Mas em tempos de tanta intolerância no mundo, vale a pena falarmos de Sunday Bloody Sunday.

História do Domingo Sangrento

Michael Collins abrindo um jogo de hurling no crocke park, um ano após o primeiro bloody sunday

Mas, afinal de contas, sobre o que é uma música com esse título tão forte? A música, lançada no disco War, em 1983, refere-se ao evento conhecido como Domingo Sangrendo, que ocorreu em janeiro de 72, na Irlanda do Norte.

Nessa ocasião as tropas britânicas agiram de maneira muito violenta contra manifestantes que reivindicam por direitos em um país que se encontrava numa verdadeira guerra civil. No confronto, 14 pessoas morreram e 26 ficaram feridas, incluindo alguns menores de idade. O Domingo Sangrento é um momento histórico de extrema importância para o país e permanece na memória de seus habitantes, mas não é o único.

O primeiro domingo sangrento aconteceu em novembro de 1920, durante a Guerra de Independência da Irlanda. Nessa ocasião, morreram 31 pessoas em uma represália contra o Exército Republicano Irlandês, no estádio Croke Park, onde acontecia um jogo. Nesses dois momentos morreram pessoas inocentes, que sequer tiveram a chance de se defenderem.

A música Sunday Bloody Sunday é só uma das várias referências artísticas ao evento de 72, mas é talvez uma das mais impactantes. Ela aparece em diversas listas de “melhores canções” mesmo após 30 anos depois que foi lançada. E por que continua tão atual e importante? Apenas pela história da Irlanda?

Eu acredito que não seja apenas por isso, mas porque esse “domingo sangrento” se repete em vários lugares do mundo até hoje. E como diria a letra, por quanto tempo ainda teremos que cantar essa canção? Por quanto tempo ainda teremos tantos guerras e mortes causadas pela falta de tolerância e sede de poder?

U2 no Crocke Park

U2 é uma banda irlandesa, então certamente para eles essa música não é apenas uma refêrencia a um conflito isolado. Tem a ver com seus próprios sentimentos, talvez com situações difíceis passadas por seus familiares e por eles próprios. Por isso, imagino como deva ser voltar a cantar essa canção em sua terra natal. Bem, não precisamos imaginar muito.

Por isso a banda decidiu abrir o novo show The Joshua Tree com essa música.  A turnê que aconteceu em 87 e agora retorna em 2017, aconteceu nas duas vezes no mesmo estádio em Dublin. A banda não poderia ter escolhido música mais importante para iniciar esse show, em um local tão importante representando bem essa música.

Para os irlandeses,Sunday Bloody Sunday representa muito mais que uma história sangrenta. Eles viveram esses dois momentos, e cantar essa canção em um local tão importante os faz lembrar da luta pela independência e todo o sofrimento para unificar a Irlanda.

Alguém gravou esse vídeo durante a apresentação da banda em julho desse ano, justamente no estádio Croke Park. Dá para sentir a emoção. Vejam:

Sunday Bloody Sunday é uma música que traz à memória acontecimentos ruins, mas que também traz um sentimento de resistência e esperança e que seja ele que permaneça com a gente sempre, para que histórias ruins não se repitam!

*Luciana Assunção colaborou em partes do texto.

Deixe uma resposta