Publicado em Literatura, Literatura Infanto-Juvenil

Cidades de Papel

Antes de escrever A Culpa é das Estrelas, John Green já havia escrito alguns livros de sucesso nos Estados Unidos. Cidades de Papel acabou gerando frisson após  o estrondoso sucesso da última obra de Green, mas não poderia ter sido sem motivo.

Green é bem conhecido por ser youtuber (sim, ele é o criador de dois canais de sucesso e um deles você pode curtir todos os sábados aqui, e também pelo VlogBrothers. Seu alcance junto ao público jovem é grande, mas melhor que isso, eles se empenham em lutar contra o bullying e os problemas dos jovens.

Paper Towns também fala sobre como a adolescência é difícil. Como é ser invisível em meio a multidão. O título é extraído de um fato: cartógrafos, para garantir seus direitos autorais (e como forma de provar que foram copiados), inserem cidades que não existem no meio do mapa.

Isso foi o motivo para John Green utilizar não só como título, mas tema do livro. Em paper Towns, a personagem desaparece de casa e deixa várias pistas de locais que poderia estar. Ela também era obcecada por essas cidades que só existem no papel.

Mas o foco principal do livro é mostrar que assim como um erro desses é ignorado pela maioria, muitas pessoas são invísiveis a sua família ou colegas. Ser uma pessoa real mas uma cidade de papel para a vida de quem amamos é muito dolorosa e solitária. Muitos jovens tentam chamar a atenção dos pais e amigos com ações desenfreadas e arriscadas.

Abaixo colocamos um vídeo de John Green em um TED, falando sobre o título do livro e porque aprender é algo gratificante para ele:

 

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s