Home>Principal>Quando Você Voltar

Quando Você Voltar

QUANDO_VOCE_VOLTAR_1366743252PO primeiro livro que li de Kristin Hannah foi O Caminho Para Casa e adorei. Por isso, quando tive a oportunidade de ler outro livro dela aproveitei.

Em De Volta Para Casa (editora Arqueiro) a personagem Jolene teve uma infância difícil e, aos 17 anos, perdeu os pais. Assim que se tornou adulta, entrou para o exercito e mudou sua vida, se tornando piloto de helicóptero na Guarda Nacional dos EUA. Agora, aos 40 anos, ela tem uma carreira, uma família e amigos queridos. Apesar da crise que seu casamento passa, Jolene sempre busca ver o lado bom das coisas, se esforçando para que os problemas não dominem a situação.

Michael, marido de Jolene, é um advogado que vive para o trabalho. Apesar de amar a esposa, não consegue expressar o que sente e o que pensa para a esposa. Isso faz com que ele se irrite cada vez mais com a esposa e seu trabalho no exército. Para evitar brigas, ele prefere sair cedo de casa e voltar o mais tarde possível, sempre fugindo dos problemas e responsabilidades.

De início, a história parece trivial. À beira do divórcio, esse casal recebe uma notícia que mudará tudo: Jolene foi convocada pelo exercito para lutar na guerra do Iraque. Agora Michael terá que assumir as responsabilidades em casa enquanto Jolene irá descobrir que não existe lugar seguro no Iraque.

A cada capitulo que lia, ficava cada vez mais impressionada com a obra. Ao mesmo tempo que há apreensão pelo o que poderia acontecer com Jolene tem também as preocupações com as situações que Michael viviam. Michael percebe que não sabe nada sobre os próprios filhos e a profissão da esposa. Já Jolene, descobre que seu trabalho será mais perigoso do que imaginava. Apesar das mulheres não serem enviadas para o front da guerra, no Iraque a posição mais perigosa está em pilotar helicópteros, alvo principal dos rebeldes.

É um livro tenso, cheguei a me emocionar em algumas partes. Na obra a autora mostra não só o conflito que um casal passa, mas a situação vivida por diversos militares antes, durante e após a guerra. Viver em um ambiente hostil não é fácil, e como fica a família, que se preocupa com a vida da pessoa? A autora foi brilhante em mostrar a preocupação dos militares em não mostrar aos familiares os perigos da guerra e como esses heróis muitas vezes voltam: algumas vezes não são as mesmas pessoas após conviverem com tantas mortes e explosões, outros não voltam inteiros e terão que aprender a viver mutilados, cegos ou paraplégicos.

Não é uma história fácil, mas é um livro lindo. Até mesmo quem tem um coração de gelo irá se derreter pela obra.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta