Home>Cultura>Ex-Secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil realiza campanha de doação de livros no Rio de Janeiro

Ex-Secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil realiza campanha de doação de livros no Rio de Janeiro

 O objetivo é montar 10 pontos de leitura na capital e em territórios comunitários

 

As bibliotecas comunitárias transformam a vida de adultos e crianças no país. É uma oportunidade de aproximar o livro dos futuros leitores. Dados publicados em 2016 através da pesquisa Retratos da Leitura aponta que 44% da população brasileira não lê e 30% dela nunca comprou um livro.

Para ajudar nessa empreitada, a ativista em defesa da cultura e educação, Renata Costa, tem atuado pelo acesso à democratização do livro. Renata, que já foi secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura do Brasil (PNLL), (2017-2019) está realizando uma grande campanha de doação de livros para montar dez pontos de leitura na capital e em algumas cidades do Estado.

O objetivo é a continuação da luta pela manutenção e desenvolvimento das bibliotecas comunitárias. Até o momento, foi inaugurado um ponto de leitura na Cidade de Deus e mais um será lançado por lá em julho. Há outros pontos de leitura em Araras, Conservatória, Cabo Frio, Jardim Sulacap, entre outros.

Para a ativista em defesa da cultura e educação, essa é uma ligação entre livros e leitores em territórios comunitários: “A ideia é que a gente realize a democratização do acesso ao livro, que inclusive é um dos eixos principais do Plano Nacional do Livro e Leitura. É levar livros onde não há acesso à leitura. É uma demanda espontânea, ou seja, as pessoas estão solicitando e estamos fazendo essa campanha em prol dessa democratização do acesso ao livro”, reflete.

Quer doar?

Quem deseja doar livros pode levar ou deixar nos seguintes locais:

  • Pontos de Coleta:
  • Banca de jornal localizada na Av. Princesa Isabel, em frente ao número 320  – Copacabana | Horário de funcionamento: 10h às 22h, de segunda a segunda.
  • Banca de jornal localizada na Rua Paula Freitas, em frente ao número 66 – Copacabana
  • Para mais informações sobre coleta em domicílio, entrar em contato através do número 21 99643-1283. | Horário de funcionamento: 13h às 23h, de segunda a segunda.

 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta