Home>Política e Sociedade>O que são classes sociais

O que são classes sociais

Ao longo da sua vida você com certeza já ouviu falar sobre classes sociais. Uma classe social é nada mais nada menos que um grupo composto por cidadãos com certos padrões políticos, econômicos e culturais parecidos. A questão financeira é com certeza uma das principais características na definição de classes sociais.

Uma classe social pode ser interpretada com diferentes perspectivas, no entanto, a sua definição mais comum se refere a um grupo limitador de pessoas que compõem um mesmo patamar de poder econômico.

Seguindo a lógica maarxista sobre divisão de classe, em todas as sociedades capitalistas existe uma classe dominante, que é responsável por ditar padrões vigentes naquela determinada sociedade, além de influenciar no controle estatal, direta e indiretamente. Portanto, se existe uma classe dominante, existe também uma dominada. Tudo isso veremos com mais detalhes e um pouco mais aprofundada ao longo do artigo. Confira!

 

Classificação das classes sociais

Max Weber foi um economista alemão responsável pelo conceito de estratificação social. Essa ideia consiste em separar as pessoas com características sociais, econômicas, educacionais e etc em certos grupos hierárquicos e específicos.

A estratificação social universal de hoje é classificada em três principais grupos: classe baixa, classe média e classe alta. Porém, isso pode variar de país para país, podendo até serem subdivididas.

Mas, no geral, se segue esse modelo padrão. Nessa divisão, a classe baixa é aquela que apresenta muita dificuldade de manter as suas necessidades mais básicas para um ser humano, como é o caso da alimentação.

Já as classes médias são as mais populares em boa parte dos países. Neste grupo, as pessoas já conseguem ter um equilíbrio econômico maior, garantindo as suas necessidades básicas. É nela que as pessoas passam a ter um nível de estudo maior, como concluir o ensino superior, por exemplo.

Já a classe alta é composta pelos ricos, ou a burguesia em alguns casos. Eles normalmente já nascem em famílias com muito dinheiro e possuem grandes fortunas e heranças. As necessidades básicas não são nenhum problema, eles vivem de luxo e sempre lucrando. Diferentemente das castas sociais, por exemplo, o indivíduo de uma classe social pode “evoluir” ou “regredir” para outras classes sociais, de acordo com as variações dos fatores que caracterizam cada grupo.

 

Classe social no Brasil

O Brasil é um país onde se encontra uma grande desigualdade social. Ou seja, aqui existe uma forte presença de praticamente todas as classes sociais, indo das mais sofridas até as mais poderosas.

Para fazer a classificação das diferentes classes sociais no Brasil, o governo adota um critério desenvolvido pela ABEP, a Associação Brasileira de Empresas e Pesquisas.

Seguindo a linha do sistema de classificação brasileiro adotado pelo Departamento Intersindical de Estatística de Estudos Socioeconômicos (DIEESE), no Brasil as classes sociais conseguem ser classificadas em: miséria, baixa, média-baixa, média, média-alta e alta.

 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta