Kittur é a cidade fictícia localizada na costa sudoeste da índia. Banhada pelo mar Arábico a oeste e pelo rio Kaliamma ao sul e a leste é abençoado por um solo fértil e por uma beleza pitoresca, o lugar já ostenta alguns séculos de história. Este é o cenário escolhido pelo vencedor do Man Booker Prize e autor do sucesso O Tigre Branco, Aravind Adiga em seu novo livro.
Lançado pela Editora Nova Fronteira, Entre Assassinatos reúne catorze histórias que acontecem no período que compreende os assassinatos de duas figuras extremamente relevantes para a política indiana: Indira Ghandi e Rajiv Ghandi, em 1984 e 1991 respectivamente. Conforme saboreava os contos de Adiga comecei a visualizar uma Índia desconhecida anteriormente por mim. Um país onde conflitos entre castas, religiões, classes sociais, assim como a corrupção e a miséria estão presentes. Isso nos mostrando o preconceito e a desigualdade social em que os indianos estão inseridos.
Sobre o livro
Rico em detalhes e usando uma linguagem de fácil entendimento, Aravind foi bem criativo ao detalhar entre uma história e outra as peculiaridades e detalhes dos principais pontos turísticos de Kittur, enquanto mostrava as histórias de um povo marcado por contrastes culturais e que anseiam por mudança de vida.
Me emocionei ao ler a história da pequena garota que, como prova de amor ao pai, pede esmolas na rua para sustentar o seu vício dele em drogas.
Em seguida fiquei furiosa junto com o personagem Abassi. O dono de uma fábrica de camisas que teve que escolher entre mergulhar no submundo da corrupção e deixar suas operárias cegas ou fechar as portas da sua empresa. Ao mesmo tempo, vibrei quando um vendedor de cópias xerocadas de livros depois de ser torturado por autoridades locais enfrentou cada um deles ao vender um exemplar proibido no país.
Por fim, estava tão envolvida com as descrições, histórias e personagens. Uma noite cheguei a sonhar que estava passeando pelas ruas de Kittur e interagindo com os personagens do livro.
Concluindo, em Entre Assassinatos somos desafiados a pensar sobre desigualdade social. e também, preconceito e sobre como independente da cultura, religião e classe social estamos sempre em busca e envolvidos por uma vontade enorme de mudar de vida.
A Índia possui tanta riqueza cultural que não conseguimos visualizar tudo.
Achei interessante ver que tudo acontece no período dos assassinatos dos Gandhi.
Já estava curiosa por ler esse livro, agora desejo mais.
Parece ser muito bom, um livro de história e ao mesmo tempo sobre política. E você curtiu muito e indicou bem, quem sabe não é o próximo livro da minha lista?
Abraços
Parece ser um livro excelente. Além de mostrar a Índia e sua cultura, ainda nos leva a confrontar idéias locais e refletir sobre tantas diferenças, tudo dentro de uma leitura aparentemente agradável.
Me interessei muito!
A resenha está ótima,
livros de clturas diferentes são sempre muito enriquecedores…
boa opção de leitura!
Muito boa rezenha deu até vontade de ler o livro!
http://circulodf.blogspot.com
muito boa resenha deu até vontade de ler o livro!
http://circulodf.blogspot.com
bem parecido com o Brasil né, desigualdade gerando violencia !
a india sempre me lembrou um Brasil dos anos 80, mas fiquei estarrecido quando soube que cresceram bem mais no ambito economico e tecnologia !
vou ler….
obrigado pelo comentario muito pertinente em meu blog !
espero mais visitas
http://universovonserran.blogspot.com
i love it