Home>Notícias>Documentário Labirintos do Autismo

Documentário Labirintos do Autismo

Documentário da rádio BBC retrata a trajetória de pais buscando o diagnóstico da filha em um sistema de saúde precário e capacitista

Transtornos de saúde mental são, talvez, uma das condições de saúde mais complexas de se obter o diagnóstico. Seja pela falta de aptidão técnica de profissionais ou pelo capacitismo que circunda a questão, os autistas, por exemplo, têm dificuldades para fechar uma investigação que pode ser o diferencial para melhorar o suporte daqueles inseridos dentro do Espectro. Em 02 de abril, é referenciado como o dia Mundial de conscientização do Autismo, marco para a disseminação de informação verificada sobre o tema.

O documentário da rádio BBC Labirintos do Autismo apresenta essa trajetória sob o ponto de vista do pai, que tem de atravessar diversas barreiras — médicas, judiciais e sociais –, dentro do sistema de saúde Britânico para oferecer um melhor suporte para sua filha Alice.

O departamento de educação no Reino Unido afirma que, desde janeiro de 2018, existem 1.276.215 crianças que podem estar inseridas no Transtorno do Espectro Autista. Números que estão aumentando desde 2017 e estima-se que a quantidade de pessoas seja ainda maior que o calculado, devido a dificuldade de se encontrar profissionais aptos para identificar e conduzir o suporte necessário para uma melhor qualidade de vida dos indivíduos.

A produção em áudio pode ser acessada gratuitamente durante todo o mês de abril no site da Ubook. Disponível aqui nos idiomas português (Brasil), português (Portugal) e espanhol.

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta