Home>Literatura>O Efeito Facebook

O Efeito Facebook

Inicialmente o título do livro parece um tanto pretensioso para se atribuir a um site ainda que este seja um site muito popular. No entanto, ao longo da leitura e principalmente ao encerrá-la creio que qualquer leitor inicialmente cético concordará que não haveria palavra melhor para descrever o que o facebook causou e está causando no mundo. Até então, tudo o que eu sabia antes de ler o livro de David Kirkpatric (Editora Intrínseca) era que um garoto chamado Mark Zuckerberg era o criador de um site de relacionamento muito popular que provavelmente era apenas mais um site entre tantos outros que obtiveram algum sucesso e visibilidade na Internet.Para mim, se tratava de mais um fenômeno que toma conta da internet de tempos em tempos.

No entanto, minha compreensão sobre o Facebook e sobre seu criador não poderia ser mais superficial. Descobri que o facebook não é apenas um site. Ele é hoje um meio de comunicação e de expressão poderoso que tem mudado não apenas o modo das pessoas se relacionarem na internet, mas tem causado importantes mudanças na economia, na publicidade, na política, na cultura e em vários outros setores da sociedade. E tudo começou com um estudante nerd de Havard. Percebi então que eu era uma das poucas pessoas no mundo com acesso a internet que não tinha sua conta no facebook nem a percepção da relevância do mesmo. Fiquei com a sensação que havia dormido no ponto e que estava de fora de algo que estava mudando a história.

Pelo menos é assim que a gente que não tinha prestado muita atenção ao facebook se sente ao longo da narrativa de David Kirkpatrick. Mas não seria um exagero dizer que uma ferramenta social na internet está fazendo história, causando profundas transformações sociais e culturais em todo o planeta? Afinal, estamos falando apenas de um site e de garoto de 20 e poucos anos que está em seu comando. Os dezessete capítulos do livro mostram por meio de histórias, informações e dados concretos que não é exagero fazer tais afirmações sobre o facebook. E seu criador é muito mais que um jovem nerd dono de uma empresa bem sucedida.

É necessário comentar que o livro não polemiza sobre a questão de Mark Zuckerberg ser mesmo o verdadeiro idealizador do conceito ou essência do facebook, ou se ele não criou, e sim usurpou a ideia dos irmãos Winklevoss.O livro menciona e narra de forma neutra esse e outros impasses envolvendo a história da rede social.Mas não se aprofunda. A narrativa de David nos inclina mais a supor que Mark não roubou, mas apenas aperfeiçoou algo que já estava em seus planos e em sua mente e na mente de outros garotos como ele. E ao perceber isso ele teria saído na frente dos outros, ainda que de forma desonesta caso sejam verdade as polêmicas sobre o ocorrido.Contudo, se ele foi desonesto ou não, esse não é o foco do livro.

Seja qual for a verdade não há como negar que Mark Zuckerberg é mesmo um visionário. Não é difícil acreditar em seu discurso idealista sobre seu objetivo nunca ter sido apenas criar um site que poderia virar uma empresa rentável um dia. Se esse fosse seu objetivo ele teria tido a chance de desembolsar uma considerável fortuna com o site logo nos primeiros meses quando este já valia muito dinheiro no mercado. Mas ele não estava interessado em lucrar, pelo menos não tão cedo e seria assim ao longo da trajetória da empresa.Mesmo diante de propostas astronômicas e tentadoras Mark sempre se recusava a vender o facebook. Como ele mesmo diz no livro: “costumo dizer que meu objetivo nunca foi apenas criar uma empresa. Muitas pessoas interpretam isso de forma equivocada, como se eu não me importasse com faturamento ou coisas do tipo. Mas para mim, não ser apenas uma empresa significa construir algo que de fato provoque uma mudança no mundo”. Ao que tudo indica Mark tem conseguido ser coerente com essa ideologia e consequentemente atingir seu objetivo de mudar o mundo.

Apesar de parecer uma ideia utópica e juvenil, Mark tem mostrado ser possível ter um objetivo de vida além de ganhar dinheiro. O facebook se tornou uma grande empresa sim, mas além disso o facebook é também uma ferramenta que deu poder de expressão e comunicação para as pessoas comuns que passaram a ser muito mais vistas e consideradas no cenário social. Empresas, instituições, políticos, todos passaram a considerar e em muitos casos a ceder diante do poder das pessoas unidas usando a rede social. Já no início do livro temos um exemplo disso ao lermos sobre a mobilização mundial contra as Farc iniciada por Oscar Morales, na Colômbia.

Mas é evidente que nem todas as mudanças causadas pelas redes sociais, das quais o facebook é a mais importante, são todas positivas. Implicações negativas também fazem parte do desafio imposto a pessoas e instituições diante de ferramentas sociais. Questões importantes surgem tais como: quanto de nós devemos mostrar ao mundo? como ficam as questões sobre segurança e privacidade? estamos nos tornando pessoas mais abertas e transparentes quanto ao que somos e fazemos, ou estamos apenas sendo extremamente narcisistas? A maioria das pessoas vai usar esse novo poder de mobilização e expressão em causas importantes ou a maior parte irá preferir usá-lo para causas fúteis e apenas para fazer propaganda de si mesmas?

O livro será surpreendente e interessante para todos e não apenas para pessoas que como eu conheciam muito pouco das transformações e implicações causadas pelo facebook. Além dessas importantes questões para reflexão pessoal e social o livro é uma grande fonte de histórias e informações dos bastidores da empresa que está conectando o mundo. Ótima leitura.Informa e inspira.

One thought on “O Efeito Facebook

  1. Acredito que o facebook é uma ótima ferramenta de divulgação. Simples, organizada e que mantém com mais segurança as informações que queremos que nossos amigos vejam.

    De todos os sites de relacionamentos, esse, pra mim é o melhor.

Deixe uma resposta