Home>Notícias>Lara Marin Fala do Discurso Pedagógico nos Livros Didáticos

Lara Marin Fala do Discurso Pedagógico nos Livros Didáticos

Pesquisadora Lara Marin faz uma análise do discurso pedagógico e da transmissão dos valores morais e sociais no ensino básico ao longo dos 100 anos de livros didáticos.

 

Livro “A Cultura nos Livros Didáticos” vai mostrar como os elementos da cultura, colocados nas publicações para os estudantes, conseguem estimular as crenças religiosas, o racismo e o nacionalismo no processo de formação das crianças

Como um exemplo óbvio desse fato, podemos citar trabalhos como “Super – Homem”, “O Rei Leão”, “O Hulk” e “Shrek”. Todos esses títulos são símbolos da cultura popular e fazem parte do conteúdo dos livros didáticos da educação básica, utilizados para exercícios explicativos e gramaticais. Eles trazem um componente interessante, aumentam o interesse das crianças, mas têm outros efeitos na educação.

Não é só nos filmes infantis que estão presentes essas características. As populares séries de TV também entregam fazem parte dos conteúdos didáticos na educação básica atualmente. Por isso, obras sobre esse tema são extremamente importantes para uma discussão ampla

Dessa forma, a educadora e pesquisadora Lara Marin (Editara Appris), que possui Mestrado em Estudos Culturais da USP, acaba de publicar o livro “A Cultura nos Livros Didáticas”. Nessa obra ela acaba analisando os elementos culturais de diferentes tempos inseridos nessas obras citadas.

Ela mostra como esses conteúdos acabam influenciando os métodos de comunicação infantil relacionados à moral e à civilização.

A autora do livro explica: “Compreender os produtos culturais, olhando-os no contexto dos materiais didáticos, revela a natureza, a aceitação e as expectativas de uma dada sociedade”, explica ela, que ainda acrescente “tudo isso ajuda a compreender os temas que uma pessoa pretende formar e quais são as culturas que proporcionam tal formação”

A religião e o racismo no ensino básico brasileiro

No livro “A Cultura nos Livros Didáticos” Lara Marin analisou 21 livros produzidos ao longo do século passado, envolvendo a educação básica hoje – a seleção de obras abrange de 1912 a 2012.

Lara Marin destaca que, entre outras descobertas, um grande número de culturas religiosas existia nos livros didáticos até o final do século 20, incluindo modelos morais destinados a formar crianças educadas e conservadoras. 

Há também contos de fada, quadrinhos, palavras cruzadas, ilustrações, poesia e outras expressões culturais na forma de masculinidade, estimulando o consumismo, o racismo e o nacionalismo. 

Esses conceitos têm permeado toda a sociedade em diferentes momentos e inseridos nos livros didáticos para estender essa mentalidade às crianças que se tornarão futuros cidadãos.

Ana Laura Godinho Lima, professora e orientadora de mestrado do Instituto de Educação da USP comentou: “Este livro requintado e atual mostra como a cultura veiculada no livro didático mostra conceitos sociais, ou seja, qual cultura, que tipo de educação escolar deve ser recebida, que tipo de criança e sua qual é o seu interesse”

Com certeza é um tema que precisa ser discutido ainda mais em nossa sociedade, principalmente no meio da educação. A autora traz informações super importantes a respeito do tema nessa sua nova obra.

Conheça a autora Lara Marin

Lara Marin é mestre em estudos culturais pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Além de seu trabalho como pesquisadora, ela escreve projetos e livros didáticos desde 2008, e é professora do ensino fundamental.

O lançamento dessa nova obra surge da necessidade de falar sobre um tema tão pouco abordado na sociedade. Com o seu conhecimento sobre o assunto, Lara Marin pretende contribuir para o conhecimento a respeito desse assunto por parte dos leitores do seu mais novo livro.

Lançamento do livro “A cultura nos livros didáticos”

A autora Lara Marin realizará uma live para o lançamento de seu livro no seu perfil do Facebook na quinta-feira (21) comentando esse tema central da obra e respondendo a perguntas das pessoas que verão a live.

Caso tenha interesse de conhecer mais sobre o livro, acesse o perfil da autora, clicando aqui. A live irá acontecer no dia 21 de janeiro, às 18h para poder tirar suas dúvidas e aprender mais sobre esse tema importante.

“A Cultura nos Livros Didáticos” já está à venda nas plataformas de e-commerce como o site da Amazon, do Submarino, Lojas Americanas, livraria Martins Fontes, Loyola, Livrarias Curitiba, entre outras, além do site da própria Editora Appris. Ela esclarecerá tudo em sua live no dia 21 de janeiro.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta