Home>Cultura>Conheça o Museu do Futebol

Conheça o Museu do Futebol

rO grande Museu do Futebol é o espaço dedicado aos mais diversos temas, e envolve as práticas, as histórias e as curiosidades do futebol nacional e de todo o mundo.

 

Esse espaço cultural está instalado no Estádio Municipal Pacaembu Paulo Machado de Carvalho, na Praça Charles Miller, com o mesmo nome, localizado na zona oeste dessa cidade. 

Este trabalho foi realizado em um consórcio entre a cidade de São Paulo e o governo do estado e foi divulgado ao público no dia 29/09/2008.

Essa iniciativa de implantação de um museu do futebol também conteve o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Estádio de São Paulo – idealizada e realizada pela Fundação Roberto Marinho. 

Desde a sua estreia, o museu é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educaçãoe Esporte, e o museu também gere o Museu Português [4]. Entre as diversas histórias narradas nos diversos ambientes desse museu, como um deles, o gramado do estádio Pacaembu pode ser admirado de cima.

 

Curiosidades do Museu do Futebol

Esse grande Museu do Futebol tentar buscar a preservação e a distribuição das referências relacionadas ao futebol, a exposição não só o considera um esporte, e sim também um importante aspecto social do nosso país.

O Museu do Futebol integra certa parte da Rede Nacional de Museus da Cidade de São Paulo, que tem como objetivo levar aos visitantes uma interessante experiência no prédio de três andares do estádio Pacaembu. 

O grande objetivo desse museu é atrair as visitas contínuas e harmoniosas, e o tema não será interrompido repentinamente ao passar de sala em sala. 

E é graças a isso que o objetivo tem dando muito certo, principalmente quando acontecem eventos grandiosos voltados ao futebol.

Além de todas as atrações presentes no espaço, esse museu oferece para os seus visitantes diversos conteúdos ligados ao futebol. Uma delas, é a primeira biblioteca pública e mediateca especializada no futebol em todo o país. 

O Centro da Referência do Futebol Brasileiro disponibiliza mais de 1.000 artigos, muitos livros e diversos DVDs. Além disso, tem disponível computadores que podem acessar vários conteúdos digitais para fins de conhecimento. 

A instituição mantém algumas exposições que dura um tempo determinado, como os troféus dos campeonatos estrangeiros.

A área total do museu é de 6.900 m2, com exceção da área térreo, com 18 espaços e dois andares.

 

Algumas visitas de pessoas importantes

O Museu do Futebol é recebe diversos jogadores e ex-jogadores ligados ao futebol brasileiro. Personalidades importantes desse esporte visitam o Museu todos os anos. 

Por trazer a história dos esportes mais populares do país para cada ambiente, acabou se tornando referências para os encontros e para as entrevistas de diversos jornais de esporte do país. 

Na cerimônia de inauguração, o grande museu do futebol recebeu Pelé, o maior atleta de futebol de todos os tempos. Ele teve a oportunidade de visitar todas as instalações do museu do futebol, esse esporte que conquistou muitos ex-atletas. 

No ano de 2015, antes da grande final da Copa do Brasil entre Santos e Palmeiras, os grandes Adele da Gia (ex-palmeirense) e o Pepe (ex-atleta do Santos) jogaram futebol. 

Eles se encontraram dentro do museu para discutir essa decisão. Eles ficaram emocionados. A intenção do museu era levar a história e as curiosidades futebol aos seus tantos admiradores espalhados por todo o Brasil.

No mês de fevereiro de 2011, Ronaldo Nazário, o fenômeno, foi um dos grandes atletas da história do futebol nacional e o segundo grande artilheiro em todas os campeonatos mundiais. Logo depois ele ingressou no museu do futebol logo após o término de sua carreira. 

Recebeu a Medalha do Mérito Atlético do governador Geraldo Alckimin. Logo depois, recebe a indicação como o membro titular de Comitê Paulista para a Copa do Mundo de 2014.

Além disso, durante a pandemia o Museu, assim como o futebol, passou por mudanças e ficaram até mesmo alguns meses fechado para visitas. 

Com as medidas de segurança, o museu pode voltar a normalidade em até alguns meses.

O Museu é um grande acervo para todos os amantes do futebol. Todo mundo que ama esse grande esporte pode visitar e conferir todos os acervos e histórias que foram protagonizados dentro das quatro linhas.

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta