Home>Principal>A História da Oktoberfest

A História da Oktoberfest

Seja na Alemanha ou no Brasil, a Oktoberfest é muito necessária para a cultura de um local. Além de rolar muito consumo de cerveja, essa festa é voltada a atrações locais e típicas e confraternização daquela população.

É com certeza um dos eventos mas aguardados do ano. Mas afinal, você conhece a história desse evento. É sobre ela que vamos falar nesse texto. Confira.

A origem da Oktoberfest – Começou em um casamento

Em 1810, um príncipe chamado Ludwig se casou com a princesa Teresa Sassonia Hildburghausen, e todos os moradores de Munique receberam o convite para participar da celebração. Mas esta não é uma celebração comum, graças a Andreas Michael Dall’Armi, membro da Guarda Nacional da Baviera, os noivos ganharam um prêmio por celebrar este casamento. Uma grande corrida de cavalos.

O casal se casou em 12 de outubro de 1810 e celebrou em 17 de outubro em seu pai Theresienwiese, que recebeu o nome em homenagem à noiva e correu nesses campos. Embora não houvesse nenhum relato histórico de tentativas de cerveja na época, o evento marcou o início do festival em Munique. No ano de 1824, essa cidade considerou Andreas como o “inventor” da Oktoberfest.

Oktoberfest – Um festival de Agropecuária

Um ano depois do casamento, todos concordam – precisamos fazer uma festa – mas como não há casamento real para comemorar, outra desculpa é necessária.

É quando a Associação Agropecuária da Baviera entra em ação e cuida da organização na Oktoberfest, fazem um. O festival perfeito para mostrar seu progresso.

No entanto, o que aconteceu em 1813 foram as Guerras Napoleônicas, e não há versão da exposição deste ano. Nos anos após essa guerra, a feira prosseguiu a ser feita como um tipo de evento privado.

Só em 1819 a Câmara Municipal de Munique decidiu dar prioridade a este evento, porque se revelou uma exposição que iria atrair muita gente. Claro, arrecadou muito dinheiro, razão pela qual se transformou em uma exposição que se celebra todos os anos.

Com apoio da Prefeitura. Com isso, o tempo de recolhimento aumentou, do início de setembro até meados de outubro, para aproveitar esses dias mais quentes no final do verão na Europa.

Em 1850, a Oktoberfest atingiu outro marco. Nesse ano, teve a inauguração da estátua da Baviera, figura símbolo que representa a Oktoberfest e os seus membros.

Mas você acha que os próximos anos serão fáceis? Devido à essa epidemia da cólera, o evento foi cancelado em 1854. Em 1866, a Baviera decidiu declarar guerra à Prússia e à Áustria, então essa festa foi suspensa.

Em 1873, essa cólera atacou novamente e parecia que eles não estudaram saúde pela primeira vez. Sim, acho que esse guardião não pode proteger bem a Oktoberfest.

Em todo caso, a boa notícia é que 1885 foi o primeiro ano em que a festa foi eletrificada! Oh, oh! O público pode ficar na tenda iluminada até mais tarde. Ah, quer saber um pouco de curiosidade.

Voltamos a 1881. É a primeira vez neste ano que servimos o popular frango assado. Até hoje, ele ainda matava turistas famintos, quanto mais bêbados.

Em 1887, o desfile da abertura do evento foi restaurado e atualmente é uma das comemorações mais importantes da Oktoberfest, o que mostra que o evento já começou.

Desde 1892, Maas (Maß em alemão) foi oficialmente estabelecida como a Copa Oktoberfest. Você não conhece a qualidade, é um copo de cerveja de 1 litro.

1910 até a atualidade – A Oktoberfest que Conhecemos

Viemos a 1910 para celebrar o 100º aniversário da Oktoberfest. Adivinha o que mais foi bebido durante essa festa? Obviamente que, na festa de 1910, nada menos que 100.000 litros da cerveja foram consumidos, pelos padrões dessa época!

Durante o encontro de 1913, Braurosl realizou a cerimônia de inauguração, que é uma famosa tenda que pode acomodar 12.000 pessoas. Depois de muitos anos, já é 1960.

A corrida dos cavalos terminou oficialmente neste ano, que remonta à grande festa da Oktoberfest em 1810. A partir dos anos 60, o festival adotou o molde que encontramos atualmente.

 

Mas nem sempre as coisas correram conforme o planejado. Em 1980, às 22h19 do dia 26 de setembro, ocorreu uma explosão no banheiro da entrada do evento, matando mais de 200 civis e matando ao todo 13 pessoas.

Esse ataque foi creditado ao extremista da extrema direita Gundolf Köhler, que morreu no ataque.

Com uma modernização dos barris, eles passaram a ser feitos de metal. Claro que para manter essa tradição, no ano de 1984, quem organizava começou a revestir os barris de metal com madeira, assim como velhos barris feitos de madeira.

Depois de 2005, a fim de tornar mais agradáveis as diversas famílias que frequentavam as festas, o limite máximo da música era de 85 decibéis, que terminava às 18 horas.

Em 2008, a Baviera proibiu o fumo em ambientes fechados. No entanto, os organizadores do evento tentaram impedir o evento de cumprir a lei em 2008 e 2009 tomando algumas medidas, mas no ano de 2010 não houve jeito e foi proibido fumar na barraca. 

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta