Home>Notícias>Uma Virada de Cores apresenta videoaulas online com grafiteiros

Uma Virada de Cores apresenta videoaulas online com grafiteiros

Projeto Uma Virada de Cores irá discutir durante dois meses sobre arte, educação e impacto social por meio do Graffiti para jovens de forma online.

 

O projeto Uma Virada de Cores acaba de lançar um uma série de arte-educação virtual. O projeto é feito com um kit educacional de graffiti, composto por oito videoaulas e um ebook interativo. A proposta foi criada junto ao projeto da AISCE – Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil – Colômbia, em correalização com a produtora carioca Burburinho Cultural.

Em 2019 o projeto foi executado com grande sucesso na comunidade de Heliopólis. Na ocasião as oficinas tiveram mais de 500 jovens nas aulas aprendendo a arte do grafitti.

A ação nas redes teve início com as masterclasses de Kuêio (15/9), de Mundano (13/10) e do artista visual mineiro Ed-Mun (10/11) – podem ser conferidas nas redes sociais do projeto no Instagam e facebook.

Aulas ministradas online por grafiteiros

Todas as videoaulas são ministradas por graffiteiros e arte-educadores. As próximas datas são:

 

  • 19 de NovembroBruno Perê apresentará técnicas utilizadas no graffiti, como o estêncil, o manuseio correto das latas de spray e como fazer diferentes estilos de letras.
  • 26 de novembroCarol Afolego incentiva os alunos a desenvolver seu próprio processo criativo a partir das técnicas de desenho que ela ensina.
  • 01 de dezembro, Daniel Bazco aborda o graffiti como profissão e a street art pelo mundo.
  • 08 de dezembro, haverá a masterclass da artista Crica Monteiro. Grafiteira, ilustradora e designer, Crica mostra em seu trabalho o protagonismo feminino e negro.

Em dezembro, o projeto terá continuidade, nos dias 3, 10, 15 e 17.

Além disso, as quatro primeiras videoaulas lançadas contam com um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“Nosso objetivo é prosseguir com o impacto sociocultural e educativo do projeto também em ambiente virtual, trabalhando tanto a criatividade dos alunos quanto uma maior compreensão sobre o mercado de trabalho nessa área, capacitando para técnicas que contribuem para o lado artístico e cognitivo, mas também para o profissional”, diz Thiago Ramires, da Burburinho Cultural.

 

As aulas acontecerão no canal do youtube da Associação de Intercâmbio Sociocultural e Empresarial Brasil-Colômbia (AISCE) (clique aqui para visitar o site), que realiza “Uma Virada de Cores”, em parceria com a produtora carioca Burburinho Cultura.

Para participar, é preciso ter mais de 14 anos e, preferencialmente, ser estudante da rede pública. Os inscritos receberão um link para acesso à sala virtual.

 

A importância do projeto para os jovens

 

De acordo com Ricardo Ramires, da Burburinho Cultural, o projeto oferece uma oportunidade aos alunos de manter contato com outras atividades na pandemia além das disciplinas básicas na escola.

Segundo Thiago, neste ano, a curadoria dos artistas traz temas ainda mais especiais: “Trabalhamos com os alunos questões como diversidade, crítica e inclusão social, feminismo e engajamento ambiental, como na masterclass do Mundano, em que os alunos aprenderam a criar tinta com terra e a criação de graffitis com pouca ou nenhuma geração de resíduos”.

 

Nas videoaulas, os grafiteiros fazem criações de arte (live painting) e, nas masterclasses, produzem um graffiti ao vivo para os alunos”, afirmou Thiago Ramires.

 

Uma Virada de Cores tem parceria com as Fábricas de Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e é apresentado pelo Ministério do Turismo e pela empresa de energia ISA CTEEP, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da ISA CTEEP.

Mais informações do projeto, basta clicar aqui.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta