Home>Biografia>Vida e obra de Hans Christian Andersen 

Vida e obra de Hans Christian Andersen 

 

Hans Christian Andersen é um escritor dinamarquês que nasceu em 02 de Abril de 1805. E diferente de muitos outros, teve uma infância bem humilde por ser filho de um sapateiro que, além de tudo, voltou gravemente doente depois de combater nas guerras napoleônicas. 

Para quem não sabe, a obra de Hans Christian Andersen é lida e aplaudida até os dias de hoje. Provavelmente você já deve ter ouvido alguma delas por aí, como por exemplo, Soldadinho de Chumbo, Patinho Feio, A Pequena Sereia, A Roupa Nova do Rei, entre outras estórias imortais.

 

Juventude e Infância de Hans

 

Aos 11 anos, Hans ficou órfão de pai e se viu forçado a abandonar os estudos e passou a escrever pequenas peças teatrais e contos. Aos 14 anos, com a chegada de uma companhia de teatro em sua cidade, Hans se apaixonou e não perdeu sequer um espetáculo. 

Ao término da temporada da trupe em sua cidade, o inevitável aconteceu. Como não havia nada que prendesse o jovem por ali, acabou partindo com a companhia para novos horizontes. Hans contava com uma carta de recomendação, porém, ao chegar em Copenhague, inexperiente, tímido e desajeitado demorou muito tempo para conseguir trabalho.

Mesmo em busca de um trabalho que lhe garantisse sustento, Hans não abandonou sua paixão pela escrita e duas de suas peças caíram nas mãos de Jonas Collin, conselheiro de Estado que, gostou tanto do trabalho do rapaz que lhe ofereceu uma bolsa de estudos.

Hans cursou a Escola de Slagelse por seis anos e, provavelmente, foram anos bem difíceis para o jovem. Hans era muito alto, magro e desajeitado, bem diferente das demais pessoas que viviam ao seu redor e isso o constrangia de certa maneira.

Aos 22 anos, ao terminar os estudos, precisou escrever alguns contos para sair de uma crise financeira, alguns contos infantis baseados no folclore dinamarquês e foi nessa época que seus primeiros trabalhos começaram a fazer sucesso.

 

Hans Christian Andersen e seu O Patinho Feio

 

De 1835 a 1842, Hans escreveu mais de seis volumes de contos destinados as crianças e, em suas estórias, buscava sempre passar os padrões que julgava certo para a sociedade. 

É muito comum encontrar nos trabalhos de Hans alguns confrontos, como por exemplo: o feio e o bonito, o forte e o fraco. Entre seus contos mais famosos, sem dúvida alguma, é O Patinho Feio.

Hans, escrevia seus contos de uma forma atraente e atrativa para as crianças e, tal fato lhe trouxe a fama que sempre buscou com seus escritos durante tanto tempo. Hans escreveu poemas e romances, no entanto, foram as estórias infantis que lhe destacaram como autor.

Ao regressar para sua terra natal, foi recebido com muita comemoração e se viu rodeado por amigos. Hans faleceu em sua terra, Dinamarca, Copenhague, no quarto dia de agosto em 1865. 

Uma curiosidade bem interessante a respeito desse autor é: você sabia que é por causa de Hans Christian Andersen que o dia 2 de abril se comemora o dia internacional do Livro Infanto-Juvenil?

 

Obras de Hans Christian Andersen

A Agulha de Cerzir

A Caixinha de Surpresa

A Casa Velha

A Colina dos Elfos

A Margaridinha

A Pastora e o Limpador de Chaminés

A Pequena Sereia

A Pequena Vendedora de Fósforos

A Princesa e o Grão de Ervilha

A Rainha da Neve

A Roupa Nova do Rei

A Sombra

As Cegonhas

As Flores da Pequena Ida

As Galochas da Fortuna

Cada Coisa em seu Lugar

Cinco Grãos de uma só Vagem

Dentro de Milênios

Ela Não Valia Nada

Histórias Que o Vento Contou

João-Pato

Mágoas do Coração

Nicolau o Grande e Nicolau Pequeno

O Anjo

O Boneco de Neve

O Colarinho

O Companheiro de Jornada

O Guardador de Porcos

O Isqueiro Mágico

O Jardim do Paraíso

O Menino Mau

O Patinho Feio

O Pinheirinho

O Que o Velho Faz Está Bem Feito

O Rouxinol

O Sino

Os Namorados

Os Novos Trajes do Imperador

Os Saltadores

Os Sapatos Vermelhos

Soldadinho de Chumbo

Os Sapatinhos Vermelhos

Uma Família Feliz

Uma História

Livro de Imagens, sem Imagens

Nada Como um Menestrel

O Improvisador

O Romance da minha Vida.

Assinatura

Luciana
Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe uma resposta