Publicado em Principal

Shameless

Uma série que TV que descobri recentemente é Shameless. Baseada em uma outra série com mesmo nome da rede britânica BBC, que teve 04 temporadas  pouco depois da virada do milênio e teve como estrela James MacAvoy.

Shameless conta a história de uma família de seis filhos entre 02 e 21 anos. Com um pai alcoolátra e drogado que vive de fazer trambiques, uma mãe viciada e bipolar que os abandonou há anos, todos eles têm que se virar como podem para pagar as contas, estudarem e cuidarem do irmão menor.A série se passa em Chicago, na área sul, região mais pobre e problemática da cidade. Foi lá que todos nasceram e continuam a viver junto com os mesmo vizinhos que há anos moram lá.

O sucesso da série foi tão grande que ela ainda está no ar, esse ano em sua 8º temporada.  A série tem um humor negro, mas ao mesmo tempo bem dramática.  Algumas situações que essas crianças passam são bem fortes, pois os produtores não suaviram a situação. O pai alcoolatra é retratado como na vida real: um homem que passa a noite fora bebendo e chega em casa sujo, fedido e desmaia no chão. As vezes nem volta, dormindo na rua ou passando meses longe de casa. Steve H Mason faz o papel com maestria.

O mesmo acontece com os filhos, que se envolvem em situações de risco e todo tipo de problema. Como moram em uma região perigosa, drogas, roubos e armas não são desconhecidos de ninguém e até mesmo seus vizinhos são ex-presos e ladrões. É quase impossível não se envolver nessas situações e por isso Shameless talvez tenha se tornado sucesso: aqui não houve decisão de passar a mão na cabeça de personagem e os deixarem se safar. Alguns chegam a ser presos, outros se tornam viciados….muita coisa acontece com todos eles, mas eles tentam se manter unidos.

É claro, as coisas sempre se resolvem, mas no caso de Shameless as coisas se resolvem como se fosse na vida real, onde precisam pagar pelos erros como uma pessoa de verdade. Muitas vezes assisti um episódio e percebia que minha vida é fichinha perto do que eles passaram (e olha que passei por muuita coisa séria). Sempre me lembrava que alguém no mundo passou por essas coisas e agradecia a Deus por não ter tido muitos esses problemas (porque alguns eu tive sim, como água ou energia cortada, não ter comida em casa e outras coisas..) sei que sou afortunada por ter muito mais coisas boas para me alegrar que eles.

Mas não se preocupem que você não irá somente chorar. Apesar de tudo isso, a série tem muitos  momentos divertidos. Não se preocupem que apesar do drama, eles conseguiram colocar momentos que humanizam a todos, e os momentos divertidos não são humilhantes, entram nos momentos certos para balancear a história.

A mais velha é Fiona, tem 21 anos e largou a escola quando a mãe os abandonou para cuidar dos irmãos. O mais novo, Liam tinha poucos meses de vida quando isso aconteceu. Ela adora dançar e conhece Steve, um carinha rico que se apaixona por ela. Ela tem vários empregos para conseguir manter a família.

Lip está no ensino médio e tem um QI elevado. Graças a sua inteligência na área de exatas ele ganha dinheiro como tutor de alunos com dificuldade e fazendo provas do SAT (o enem americano) com identidade falsa para outros estudantes.

Ian tem 15 anos e sonha em ser um militar. Já participa de cursos militares para jovens e trabalha em um mercado do bairro de uma casal mulçumano. Lip tem um relacionamento com seu chefe e esconde isso de todos.

Debbie é uma menina doce que passa o dia roubando jornais para recortar cupons de descontos para comprarem comida. Ela também pede doações para as pessoas alegando que será aos pobres.

Carl é um garoto problema. Ele não sofre bullying no colégio, ele é quem comete bullying. Vive fazendo brincadeiras perigosas (queimando brinquedos e explodindo coisas). Nas primeiras temporadas não se fala muito nele, mas a medida que os anos passam Carl se torna uma personagem importante, mostrando seus altos e baixos enquanto cresce.

A série, contém cenas de sexo (muitas, e sempre) e drogas (idem), portanto sugiro evitar assistir com crianças por perto. Mas vale muito a pena.

Autor:

Uma jovem que estuda, trabalha e respira literatura. E sempre que possível está aqui para dar dicas de livros via internet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s