Home>Principal>Prêmio Jabuti da literatura brasileira

Prêmio Jabuti da literatura brasileira

Considerado um das mais tradicionais e importantes premiações literárias do nosso país, o Prêmio Jabuti é a principal premiação literária do Brasil.

Criação do Prêmio Jabuti e mudanças

A Câmara Brasileira do livro,  começou a ser pensado a pensar em uma forma de premiar escritores, ilustradores e livreiros que se destacassem no meio brasileiro por volta de 1955. Mas a idéia só se tornou realidade em 1958 com a direção de Edgar Cavalheiro.

O prêmio foi criado pelo escultor Bernardo Cid de Souza Pinto por meio de um concurso. Já p nome veio inspirado de Monteiro Lobato, que escrevia em Reinações de Narizinho sobre o jabuti, um animal lento, porém muito inteligente e dedicado. Mesclado ao cenário poliítico e cultural do Brasil, um país com uma cultura indígena forte e que possui o jabuti em suas lendas e histórias.

Com o passar do tempo, o prêmio Jabuti passou por diversas alterações. A última foi feita este ano (2018)  traznedo muitas mudanças e redução de categorias (de 29 para 18). Mais uma das mudanças significativas é que não serão premiados mais os 2º e 3º lugares. Quem for o vencedor do 1º lugar na categoria Livro do Ano receberá, além da estatueta, o montante de R$ 100.000,00. As vencedores das demais categorias receberão R$ 5.000,00.

Os eixos literários do: Prêmio Jabuti

O atual formato do jabuti é dividido em quatro grandes categorias

Literatura – poesia, HQ’s, Crônicas, infanto-juvenil, romance, contos, tradução

Ensaios – Biografia, artes, economia criativa, ciências e humanidades

Livro – Ilustração, capa, projeto gráfico, impressão

Inovação – livro brasileiro publicado no exterior, livro do ano e formação de novos leitores: este último, listado como “ações, projetos e iniciativas que despertem e sustentem o interesse pela leitura. Ações de caráter social, cultural ou tecnológico, que sejam inclusivas e abrangentes”.

As polêmicas que geram o Prêmio jabuti

Em 2010 houve uma grande polêmica envolvendo o jabuti após a entrega do prêmio. A escolha de Leite Derramado, de Chico Buarque causou um grande frenesi entre leitores e editoras. Isso aconteceu porque o jornalista Edney Silvestre havia lançado com sucesso estrondoso seu primeiro romance, Se Eu fechar Meus Olhos Agora (resenha aqui) que venceu diversos outros prêmios literários no ano.

O presidente da Record publicou uma carta criticando a premiação e decidiu que não mais fariam parte do concurso, visto que não acreditavam na sua autenticidade. Após essas alegações aconteceram algumas mudanças, mas nenhuma tao significativas como as do ano de 2018.

A premiaçãoesse ano irá acontecer neste ano no dia 08 de novembro, no Auditório do Ibirapuera, às 19:00.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta