Home>Cultura>Música>Caetano, Lenine, João Bosco em viagem inédita do Grupo Corpo pela MPB

Caetano, Lenine, João Bosco em viagem inédita do Grupo Corpo pela MPB

Com mais de 45 anos de existência, o Grupo Corpo — companhia de dança mineira que está entre as mais importantes do Brasil — mergulha em sua própria trajetória através das trilhas sonoras de vários de seus espetáculos. O que elas têm em comum? A música brasileira. Essa viagem se dá no documentário “Grupo Corpo Pela Música” — dirigido por Armando Mendz e Janaina Patrocinio —, inédito e exclusivo do canal Curta!.

O ponto de partida são depoimentos dos compositores das canções que embalam as coreografias de Rodrigo Pederneiras — encenadas por seu irmão Paulo, que responde pela direção artística da companhia —, como Caetano Veloso, Lenine, João Bosco, Arnaldo Antunes, Samuel Rosa, José Miguel Wisnik, Moreno Veloso, Domenico Lancellotti e a banda Metá Metá.

O filme revela como as aclamadas criações da companhia de dança partem das trilhas sonoras, que são sempre uma força motriz dos espetáculos. Através de entrevistas, os compositores falam sobre seus processos criativos e relatam a experiência de produzir trilhas para um espetáculo de dança, revelando um pouco de suas inspirações e dos sentimentos envolvidos no convite, sempre muito aberto e irrestrito, para que deixem sua criatividade fluir e ditar os rumos de cada novo trabalho.

 

Espetáculos

Entre os espetáculos citados estão “Onqotô”, cuja trilha foi composta por Caetano e José Miguel Wisnik; “O Corpo”, com canções assinadas por Arnaldo Antunes; “Benguelê”, por João Bosco; “Suíte Branca”, por Samuel Rosa; “Gira”, pela banda Metá Metá; “Triz” e “Breu”, por Lenine; “Ímã”, por Domenico Lancellotti, Kassin e Moreno Veloso; e “Parabelo”, por Tom Zé e José Miguel Wisnik.

“O Grupo Corpo criou uma situação nova, que é convidar a música brasileira a compor peças diferentes do que os compositores estariam fazendo normalmente”, explica José Miguel Wisnik. Entre os depoimentos, o filme exibe belas cenas dos espetáculos ambientadas com as canções compostas para eles, num momento em que se revela o resultado dos processos criativos citados.

“Grupo Corpo Pela Música” é uma produção da JPZ Comunicação, viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA). O filme estará disponível também no Curta!On – Clube de Documentários, streaming do Curta! na ClaroTV+ e em CurtaOn.com.br. Novos assinantes do site têm sete dias de degustação gratuita. A estreia é na Terça das Artes, 14 de fevereiro, às 21h30.

Luciana
Jornalista e editora, mestre em rádio e televisão.

Deixe uma resposta