Home>Principal>Principal 2>MegaCities Short Docs: festival de causas urbanas sustentáveis chega ao Brasil

MegaCities Short Docs: festival de causas urbanas sustentáveis chega ao Brasil

Por meio da produção audiovisual, o festival destaca iniciativas que abordam os desafios urbanos, ambientais e sociais para melhorar a qualidade de vida das pessoas nas maiores cidades do mundo. As inscrições valem para realizadores em cidades com mais de um milhão de habitantes (530 no mundo), incluindo as 35 megacidades.

A ONG Métropole du Grand Paris, responsável pela criação do MegaCities Short Docs, premiará os ganhadores da 8ª edição em Paris. No Brasil, a marca e o Portal São Paulo São, que lidera a iniciativa, vai avaliar e premiar categorias e produções nacionais.

Para Maurício Machado, criador do Portal São Paulo São, a marca, “trazer para o Brasil o ShortDocs, a convite do Professor Carlos Moreno (Diretor Científico da ETI em Paris 1 Panthéon-Sorbonne) é uma grande oportunidade para que, através da produção audiovisual, se possa revelar e inspirar novos projetos e iniciativas de impacto positivo nas cidades”.

A iniciativa no Brasil conta com o apoio institucional da ESPM – Escola Superior de Propaganda & Marketing, da APP – Associação dos Profissionais de Propaganda, da CCFB – Câmara de Comércio França Brasil, da SRI – Secretaria de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e da SPCine. Tem ainda o apoio de mídia do Canal Curta!, da Editora Meio & Mensagem, da Agência Envolverde, do Portal Earth News Terra, da TV Cultura e da Editora Trip.

O festival

O festival é aberto para todos os cidadãos que queiram produzir um curta-metragem de no máximo 4 minutos destacando a iniciativa local que responda aos desafios urbanos e as questões econômicas, sociais ou ambientais em suas cidades. Os curtas devem testemunhar soluções concretas imaginadas por e para os habitantes, mas também por associações locais, metropolitanas ou internacionais, poder público, instituições e empresas.

Um júri formado por diretores e protagonistas de mudanças na França e no exterior, presidido pela jornalista e documentarista francesa Marie Drucker, selecionará os 15 documentários mais inspiradores, que serão exibidos durante a cerimônia final em Paris – e, em outras cidades do mundo. No Brasil, o júri do São Paulo São será integrado por especialistas e convidados ligados ao tema.

A 8ª edição do festival e o Brasil

As inscrições do MegaCities Short Docs estão abertas para realizadores que queiram traduzir, através da produção audiovisual, iniciativas, soluções e inovações em 5 categorias.

As premiações para a categoria “Cidade de 15 Minutos” e “Crise Climática Urbana” estão abertas aos realizadores em todas as cidades e podem ser produzidas em 4 ou 15 minutos.

Ao ganhar um dos prêmios, além da premiação de aproximadamente € 11.500 no total, distribuídos para os vencedores, o realizador também receberá uma passagem aérea de ida e volta entre a sua cidade e Paris para participar da cerimônia do Festival MC-SD. Os prêmios são concedidos ao melhor curta documentário dentro de cada categoria específica.

Prêmio – categorias

· Melhor Curta Documentário.
· Melhor Curta Estudante.

Prêmio – menção para os assuntos:

· Crise Climática Urbana.
· A Cidade em 15 minutos.
· Melhor Iniciativa Urbana.

Prêmio – São Paulo São + Apoiador:

· Melhor Curta Documentário.
· Melhor Curta Estudante (4 e 15 minutos).
· Proximidade Feliz – Cidade de 15 minutos (4 e 15 minutos).

O Prêmio Cidade 15 Minutos

O Prêmio Cidade de 15 Minutos é entregue em parceria com a Cátedra ETI – Paris 1 Panthéon-Sorbonne, que apresenta o conceito de uma “cidade de 15 minutos” criado por Carlos Moreno, Diretor Científico da ETI em Paris 1 Panthéon-Sorbonne e Embaixador do Festival MC-SD desde a sua criação. Este prêmio visa enfrentar os desafios urbanos, incentivando debates sobre a necessidade de repensar o desenho da cidade e os espaços da vida. O São Paulo São lançou o conceito no Brasil em fevereiro de 2021 junto com o professor Carlos Moreno da ETI.

Reconhecimento para políticas públicas

Este ano, o MegaCities ShortDocs introduziu dois reconhecimentos honorários:

1. O “Reconhecimento Honorário de Escolha Pública”, concedido em colaboração com os Institutos franceses de todo o mundo, aos mais votados curtas-metragens exibidos publicamente;

2. E o “Reconhecimento Honorário de Inovação do Setor Público”, concedido a uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes que apresenta um filme institucional mostrando um alto nível de comprometimento com a esfera urbana, social e/ou ambiental.

A Grande Metrópole de Paris

A Métropole du Grand Paris foi criada em 1 de janeiro de 2016. Foi fundada pela lei de 27 de janeiro de 2014 sobre a Modernização da ação pública territorial e a afirmação das metrópoles, e reforçada pela lei de 7 de agosto de 2015 sobre Novas organizações da República e reúne 13 municípios.

A Film 4 Sustainable World

Associação de interesse geral fundada em Paris em 2014, cujo objetivo é inspirar através de documentários curtos, habitantes, associações, empresas e autoridades eleitas a criar novas iniciativas, no coração das maiores cidades do mundo, contribuindo para uma sociedade mais justa e mais respeitosa com o meio ambiente.

O São Paulo São

Plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a sua cidade, a estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos. São Paulo São aposta na criatividade das pessoas e defende o engajamento de todos os setores da sociedade – empresas, poder público e cidadãos em geral.

Links:

Site (versão em português): https://www.megacities-shortdocs.org/?lang=pt
Chamada para inscrições da 8.a edição: https://vimeo.com/687609630
Formulário de inscrição:
https://www.megacities-shortdocs.org/registration?lang=fr
Site: www.saopaulosao.com.br