Home>Literatura>O que é Narrativa

O que é Narrativa

A narrativa nada mais é que a exposição dos fatos, um conto, uma narração ou até mesmo uma história. As histórias em quadrinhos, notícias de jornal, os romances, contos e as novelas, são, por exemplo, algumas das maneiras de se contar certa história, ou seja, são as narrativas.

Essas narrativas podem ser expressas por variadas linguagem: pela palavra, ou seja, pela linguagem verbal (oral e escrita), pela imagem, ou linguagem visual, e até mesmo pela representação, que é a linguagem teatral, e etc.

 

Elementos da Narrativa

As narrativas são uma sequência de situações interligadas que acontecem ao longo de um certo tempo e tem elementos básicos em sua composição:

  • Fato:  corresponde à ação que será narrada (o que)
  • Tempo: representa em qual linha vai acontecer esse fato (quando)
  • Lugar: corresponde a descrição de onde ocorreu esse fato (onde)
  • Personagens: são os personagens ou os observadores de determinada ação (com quem)
  • Causa: é a razão pela qual ocorreu o fato (por que)
  • Modo: de que maneira ocorreu o fato (como)
  • Consequência: o resultado de todo o desenrolar dessa ação

 

As narrativas se desenvolvem em volta de um enredo. Enredo é nada mais nada menos que a sequência de fatos. A partir desse enredo acaba chegando ao tema, que é o motivo foco do texto. Esse  enredo é responsável por apresentar as situações dos conflitos ou das ações, e são separados em quatro partes:

  • Apresentação: diversos elementos como os personagens, tempo e o cenário, são apresentados pelo narrador, para colocar o leitor nos fatos.
  • Desenvolvimento: é onde se dará origem ao conflito, tendo o confronto entre os principais personagens.
  • Clímax: é nada mais nada menos que o expoente máximo desse conflito, tendo uma enorme carga de drama e onde alguns fatos essenciais atingem a sua maior dramaticidade.
  • Desfecho: é a etapa final de toda a narrativa que vai revelar o resultado desse clímax, sendo que todo o conflito pode ou não ter sido solucionado.

 

Os personagens das narrativas podem ser definidos do ponto de vista físico e psicológico, exercendo vários papéis:

  • Protagonista — é o principal da narrativa, e possui o papel mais importante no decorrer da ação.
  • Antagonista: é aquele que vai de contra o protagonista, se tornando o seu grande inimigo. Várias vezes só é assumido como antagonista a partir do clímax.
  • Personagem secundária: mesmo que tenha um papel menos importante que o protagonista, ela também é também essencial para o decorrer da ação.
  • Figurante: possui como dever auxiliar na descrição do ambiente ou do espaço de que ele faz parte. O seu papel não possui muita influência nessa ação.

 

Narrativa Literária

As narrativas literárias podem ser apresentadas como prosas e versos. Quanto ao seu conteúdo, normalmente estão agrupadas em três gêneros literários: lírico, narrativo e dramático.

Em todas as narrativas existe um narrador, que conta o que está acontecendo. Não deve ser confundido com o autor do texto. Afinal de contas, o narrador pode ser um personagem que participa da história. Nesse caso, se trata de um narrador em primeira pessoa.

Quando o narrador não participa, mas relata somente o que fazem esses personagens, se trata então de um narrador em terceira pessoa. Confira as formas narrativas em prosa:

  • Romance: quando é  abordada uma narrativa de longa e de ficção, contendo diversos personagens que vivem variados conflitos e cujos destinos svão se cruzando, por meio de um enredo narrado numa sequência temporal.,
  • Novela: é uma narrativa menos abrangente que os romances, e são compostas por uma sequência de unidades encadeadas, Porém, elas são articuladas em volta de um personagem central. 
  • Conto: é a narrativa mais compacta, pequena e com  apenas poucos personagens. Ela se concentra  em volta de apenas um personagem, onde só tem um conflito em um espaço de tempo pequeno.
  • Crônica: as crônicas tem um texto com uma linha mais informal, relatando alguns acontecimentos da rotina, onde diversas vezes o cronista de forma sutil denuncia alguns problemas sociais.
  • Fábula: é uma narrativa curta que fala de uma mensagem com fundo moral. As personagens desse gênero são, normalmente, animais que possuem tipos humanos. 

 

Narrativa de aventura

As narrativas de aventura são aquelas onde se descrevem ações que são desenvolvidas por algum personagem caracterizado como um herói valente, que passa pelas mais surpreendentes situações.

Esse aventureiro precisa enfrentar diversos desafios e se envolver nas mais diversas aventuras para fugir do perigo. A ação é com certeza um elemento essencial na narrativa de aventura. Podemos citar como exemplo “As Viagens de Gulliver, do Jonatham Sift, e a Odisseia e A ilíada, de Homero.

 

 

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta