Home>Notícias>Diversificando práticas de ensino de línguas durante a pandemia
Pic credits: https://shotkit.com/?

Diversificando práticas de ensino de línguas durante a pandemia

Livro-caixinha traz ideias para incrementar as aulas de língua portuguesa ou estrangeira

A pandemia do coronavírus trouxe, emergencialmente, os olhares para metodologias de ensino e sala de aula. Como reelaborar planos de aula e interações com estudantes com a barreira de estruturar o processo de forma rápida e voltada para o online. O dilema das aulas síncronas e assíncronas, obstáculos vivenciados por diferentes profissionais para todas as faixas de ensino, além de propor a participação de pais e responsáveis na instrução para esta nova realidade.

A capacidade de comunicação desses estudantes poderia ficar prejudicada se não fosse o esforço dos profissionais de ensino em identificar os gargalos e agir rapidamente para melhorar a construção deste saber. E, neste cenário, materiais de apoio são grandes auxiliares nesta condução.

É o que o livro-caixa Atividades em sala de aula: 50 práticas para ensino de Português e língua estrangeira de Mainly Fumene (Matrix Editora, R$ 37,00) se propõe.

Indicado a partir de 10 anos de idade, o material é voltado para estudantes a partir do Ensino Fundamental 2, Ensino Médio e cursos livres de idiomas. São 50 cartões, cada um com uma sugestão de prática para as atividades em sala de aula. Estimulando o uso de músicas, filmes, podcasts, memes e outras mídias, o aprendizado fica mais fácil, dinâmico e divertido. “Storyboard”, “bingo musical”, “adivinhe com emojis”, “viagem virtual”, são alguns dos diversos temas que vão fazer os alunos gostarem mais ainda de aprender.

 

Alguns exemplos:

Storyboard – após ler um texto de ficção, os alunos contam a história por meio de desenhos

Bingo musical – faça uma lista de diversas palavras, várias delas presentes em uma música, e mostre-a aos alunos. Toque a música. O desafio é prestar atenção na música e anotar as palavras que aparecem na lista que você preparou. Quem completar a lista primeiro é o vencedor.

Diário de uma celebridade – peça aos alunos que façam uma pesquisa sobre uma pessoa famosa. Em seguida, eles deverão escrever um texto relatando um dia dessa pessoa.

 

Créditos da Imagem:  https://shotkit.com/

YK Teles
Jornalista e aprendiz.
https://becodaspalavras.com/

Deixe uma resposta