Home>Literatura>Os Mistérios de Enola Holmes

Os Mistérios de Enola Holmes

Você pode nunca ter ouvido falar a respeito de: Os Mistérios de Enola Holmes, no entanto, provavelmente seu sobrenome chamou sua atenção, afinal de contas, Holmes é o sobrenome de um dos maiores e mais famosos detetives do mundo ficcional criado por Arthur Conan Doyle.

Enfim, Enola Holmes, nada mais é do que a irmã de Sherlock Holmes que, como poderemos ver logo mais abaixo, tem seus dotes de investigação. Particularmente, este pode ser um terreno extremamente perigoso de se andar, afinal de contas, estamos falando a respeito de um dos personagens mais cultuados e aclamados mundialmente.

 

Enola Holmes – De Fanfic ao sucesso

Entretanto, sua autora, Nancy Springer que, com certeza é fã de carteirinha da criação de Sir Arthur Conan, decidiu dar ao mundo uma continuidade na linhagem de mistérios, presenteando o mundo com a irmã de Sherlock Holmes.

O primeiro livro da saga de Enola Holmes chegou em terras tupiniquins em 2010 e conquistou o coração de muitos fãs. A saga foi criada em 2006 e conta com seis livros (você poderá conhecer as sinopses de cada um no final do texto). Mas até aí, tudo estava bem…

Com o sucesso e a aceitação da personagem, nada mais comum que a sétima arte volte seu olhar atento para um possível grande sucesso. E aí aqui que a Netflix entra para colocar um pouco de tempestade no mundo perfeito e de sucesso que Enola Holmes faz parte.

Bom, com certeza você conhece o mundo das fanfics. São histórias que dão continuidade a histórias de personagens consagrados. Na internet existem uma série de histórias com personagens de sucesso. Aliás, uma dessas fanfics que lançou sua autora ao mundo do sucesso literário foi E.L. James. Fã da saga Crepúsculo, a fã chamou atenção ao escrever a lua de mel de Edward e Bella. O sucesso da história foi tão grande, que James foi convidada a escrever algo na mesma pegada e daí surgiu essa avalanche de livros, sensuais, hots.

 

Processo na Justiça

Enfim, por ser algo sem fins lucrativos, nenhum autor se importou com o fato de seus personagens ganharem vida através dos olhares de seus fãs, todavia, com Enola Holmes, as coisas funcionaram de forma diferente. Primeiro, que estamos falando de uma personagem parente de outra personagem importante; segundo, é um livro e está sendo comercializado devido a menção da obra de Conan.

Apesar de Sherlock Holmes ter caído em domínio público, suas últimas obras ainda recebem direito autoral, e segundo os detentores desses direitos, Enola Holmes foi inspirada nesses últimos trabalhos de Sherlock, em que vemos um personagem mais humano e próximo de nossa realidade. E tal fato desencadeou uma série de processos os quais com certeza atrasarão o lançamento da obra na gigante Netflix.

Sobre o processo em aberto, para você ter uma ideia de sua extensão, ele está sendo direcionado não apenas para a produção cinematográfica, como também para a editora que lançou o livro original e também para a autora da obra. E agora é esperar para ver qual será o futuro da irmã de Sherlock Holmes, se ela será realmente aceita pela família Holmes, ou se será apenas uma pessoa que se apoderou de seu nome. Mas isto a justiça irá decidir. Só nos resta aguardar.

Enquanto isso, veja abaixo as sinopses dos livros já lançados.

 

1º livro – O Caso do Marquês Desaparecido

 Sinopse: “Eu gostaria muito de saber por que minha mãe me deu o nome de Enola, que, de trás para a frente, lê-se alone, que é a palavra inglesa para solitária (…) – Você vai se sair muito bem sozinha, Enola – dizia-me, quase todos os dias enquanto eu crescia. De fato, essa sempre foi sua maneira de dizer adeus inconscientemente.” Quando Enola Holmes, irmã do grande detetive Sherlock Holmes, descobre que sua mãe desapareceu, ela rapidamente sai a sua procura. Disfarçando-se de viúva, Enola embarca em uma jornada para Londres, sem saber o que poderá acontecer. Ao chegar na cidade ela adota uma série de disfarces, mas acaba se envolvendo no caso de um jovem marquês desaparecido. Em uma época em que as mulheres eram subestimadas, a solitária adolescente inglesa é ameaçada por vilões que procuravam pelo tal nobre, e, além de ter que fugir desses malfeitores, ela precisa também despistar seus espertos irmãos. Em meio a tantos perigos e mistérios, será que Enola conseguirá descobrir as pistas necessárias para encontrar sua mãe?

 


2º livro – O Caso da Senhorita Canhota

Sinopse: Os mistérios de Enola Holmes continuam a intrigar os leitores mais uma vez nesta aventura incrível e perigosa. A jovem inglesa permanece solitária, vivendo sozinha na maior, mais sinistra e suja cidade do mundo. Sua mãe ainda é uma incógnita, e para dificultar essa busca, Enola está sendo procurada pelo detetive mais famoso do mundo – seu próprio irmão, Sherlock Holmes. Para que possa continuar livre, ela precisa enganá-lo. Ao encontrar um esconderijo cheio de brilhantes desenhos feito a carvão, ela sente como se fosse uma alma gêmea da garota que fez aquelas obras de arte – mas a garota, a jovem Srta. Cecily desapareceu sem deixar rastros. Desbravando as ruas sombrias onde os assassinos espreitam, Enola deve descobrir como as pistas – uma escada inclinada, um balconista vesgo e alguns panfletos de política – podem levá-la a encontrar a moça canhota. Mas para salvar Srta. Cecily de um poderoso vilão, Enola se arriscará a revelar mais do que ela pode. Será que seu próprio coração solitário a trairá? O primeiro livro da série, O Caso do Marquês Desaparecido, ganhou muitos elogios da crítica, incluindo algumas que lhe deram quatro estrelas.


 3º livro – O Caso dos Buquês Bizarros

 Sinopse: Até mesmo Sherlock não tem a menor ideia de onde ele possa estar. Enola está intrigada, mas sabe que precisa ter cuidado; ela ainda está se escondendo de seu irmão mais velho, e se envolver nesse caso pode ser algo desastroso. Mesmo assim, Enola não consegue evitar e começa a investigação; e quando ela encontra aquele buquê bizarro – com todas as flores simbolizando a morte – que foi entregue na residência dos Watson, sabe que precisa agir, e agir depressa. Enola deve usar toda sua esperteza para vencer esse vilão sinistro e desconhecido – e seu irmão famoso, que está chegando cada vez mais perto de encontrá-la – antes que as coisas se tornem mortais para o Dr. Watson. Poderá Enola resolver o mistério dos buquês bizarros e salvar a vida do Dr. Watson – e ainda ficar um passo a frente de Sherlock Holmes?


 4º livro – O Caso do Estranho Leque Rosa

Sinopse: Enola não gosta de apressar um cliente ou um caso. Mas quando ela encontra uma jovem conhecida segurando um leque rosa, ela é obrigada a atuar imediatamente – pois a garota é sua velha amiga, Srta. Cecily, e os sinais são de que ela está correndo um perigo terrível! Não há tempo a perder. Mas qual é o problema, exatamente? E como Enola poderá ajudá-la? Depois de seguir tantas pistas que não levaram a lugar nenhum, Enola enfim descobre que a jovem senhorita está sendo mantida prisioneira em um orfanato escondido, e que se não for resgatada, será forçada a um triste casamento! Para complicar ainda mais, Enola vive trombando (literalmente), com Mycroft e Sherlock por toda a Londres. Se Enola, para salvar a Srta. Cecily não juntar forças com seus irmãos, os quais ela luta desesperadamente para despistar, sua liberdade correrá perigo… mas, se ela não pedir a ajuda de Sherlock, será sua velha amiga que estará condenada!


5º livro – O Caso da Crinolina Misteriosa

Sinopse: Para Enola, que tem saudades de sua mãe ausente e continua fugindo de seus irmãos mais velhos, parece ser fundamental em sua vida o fato de que seu nome de trás para frente se soletre Alone, ou seja, sozinha, em inglês. Seus dias em Londres são solitários, e ela conhece pouquíssimas pessoas, com exceção de sua senhoria, Sra. Tupper. Que apesar de quase surda, e péssima cozinheira, é muito afetuosa – na verdade o mais próximo que Enola tem de uma família nestes dias. Então imagine seu horror quando ela descobre que a Sra. Tupper foi sequestrada? Quem a levou, e por quê? E o que Florence Nightingale tem a ver com isso? Parece que há mais coisas sobre a bondosa Sra. Tupper do que o olho poderia dizer. E sem se importar com o risco, Enola não descansará até que sua querida Sra. Tupper esteja a salvo em casa. E quem quer que a tenha levado, é melhor se cuidar – porque desta vez, é pessoal.

 

 

6º livro – O Caso do Adeus Cigano

Sinopse: Enola descobre que a Duquesa Blanchefleur desapareceu. Durante sua ininterrupta procura, se depara com uma cigana que possui um colar muito conhecido. Enquanto isso, Sherlock é chamado até a mansão para averiguar um pacote misterioso. E Mycroft zela pela integridade moral da família Holmes. Em encontros e desencontros Sherlock e Enola e até mesmo Mycroft continuam se trombando em Londres buscando as mesmas informações: o paradeiro de Eudoria Holmes, a mãe desaparecida há um ano. Enola terá desafios: desvencilhar-se de seu destino; esconder-se de seus irmãos inteligentes; encontrar a Duquesa e lidar com sentimentos desafiadores.

 

Assinatura

Colaborador Beco das Palavras
Os textos publicados aqui são produzidos por colaboradores diversos. Cada teto é assinado com a pessoa que produziu o conteúdo e os enviou de forma espôntanea para o Beco das Palavras.

Deixe uma resposta